terça-feira, 14 de setembro de 2010

Apontar é feio...


"--Apontar é feio", é o que se costuma dizer às pessoas/ crianças que apontam para os outros, que tenham feito disparates ou que simplesmente estão a fazer ou a dizer algo fora do comum, talvez lançar um papagaio ou alguém conhecido.

"Apontar", é um acto simples, mas intrusivo. É um gozo para com alguém, demonstra superioridade ou desprezo. Não sei desde de quando remonta esse gesto, mas talvez desde que começámos a caminhar mais sobre as duas pernas, e nos tornámos caçadores. Apontar para uma presa, num acto de organizar um emboscada. É um gesto, que não requeria falar, nem fazer barulho, e "para bom entendedor, meia palavra basta". Logo, hoje em dia, é um acto de despoletar uma luta, de provocar, dependendo do local, da situação, e das "peles" que os sujeitos trazem vestido.

"Apontar é feio"?!? Somos os únicos animais no mundo, capazes de executar tal gesto, e de num só simples movimento dizer tanta coisa.
Somos os únicos animais capazes de o fazer, mas não o único de o compreender, e os cães são o 2º animal em todo o planeta, capaz de o compreender. Nem os nossos parentes mais próximos, os símios/macacos, o conseguem compreender, ou até mesmo aceitar como sendo uma ajuda.

Com um cão, apontamos para uma de duas taças viradas, contendo um biscoito. E instantaneamente, o cão aceita a "pista", e come o biscoito. E chegam a ir mais longe! Basta um simples movimento de olhos, e aceitam novamente a pista. Os macacos, mesmo com a ajuda, tomam decisões sozinhos, e até mesmo antes de apontar.

De biliões de espécies, somos os únicos capazes de erguer a mão e apontar. E dizem que é uma coisa má?
Os bebés usam-no o tempo todo. Ajuda-nos mesmo quando não conseguimos falar. A comunicação torna-se mais fácil. Usamos os gestos como uma 2º fala. E querem-nos fazer pensar, de que esta nossa característica tão única, devia ser "banida". Não se deve apontar para as pessoas, porque é feio?
Bem.. nós já não somos macacos, já não lutamos para ter aquela fêmea, não caçamos mamutes, nem tentamos fugir de predadores. Acho que é altura, de evoluirmos a nossa mente, assim como o fizemos com o amor. Com os sentimentos. Os animais também os sentem, mas somos capazes de ir mais longe. Atingimos o ponto platónico de todos os sentimentos. Paladar, Olfacto, Audição, Tacto. Uma paisagem, uma flor bonita, um cheiro dos livros velhos, um perfume da namorada, um som da nossa avó ou o sorriso do nossos pais, um toque nas mobílias velhas, sentir o pó nos dedos, saborear um doce ou uma febra feita na brasa.

Querem-nos transformar em máquinas. Querem-nos impingir e fabricar sentimentos. Querem humanos controláveis. Humanos que se deão com tudo e todos, só porque a sociedade assim o exige. Que não sejamos tão cinseros, que ocultemos ideias e opiniões. E é por isso, que como sociedade mundial, evoluímos muito lentamente, pois ninguém quer ver todos os sentimentos das pessoas. E ainda assim, os cães são os únicos que nos conseguem compreender. Antes mesmo de pensarmos em sair à rua, um simples sentimento ou uma palavra dita num determinado tom, sabem logo o que se avizinha.

Prefiro uma sociedade sincera, verdadeira, e sem medo de dizer o que pensa, as ideias que tem, a viver num sociedade que controla. Tudo é, por dinheiro. E nada vive a vida ou aproveita a vida ao máximo, quando trabalha numa empresa petrolífera, ou numa empresa de revistas, de televisão, edição de anúncios, fabrico de armas nucleares. Porque tudo é feito, a pensar no futuro. As tendências, os pensamentos, os gostos, a economia. Por isso, não digam que vivem a vida ao máximo, pois terão de trabalhar durante 40 anos, antes de conseguir não trabalhar, e aí sim, não se preocuparem com nada. Os tempos livres, são apenas tempos livres, são férias. Mas se vivem a vida ao máximo, não ajudam a melhorar o mundo, ainda que não vão viver nele.

Somos únicos, e acho que temos de aproveitar isso. Mas como a suciedade inventa tanta coisa. Aquilo que é mau, aquilo que é bom, aquilo que se pode dizer ou fazer. Temos medo.

"Apontar é feio"?! Pensa no que dizes! Antes sequer de conseguirmos falar, a nossa primeira fala foi o gesto.
Por isso, aponta, e não tenhas medo! Estás a usar o gesto mais antigo conhecido pelo ser humano.

1 comentário:

  1. Quando se fala que apontar é feio refere-se em criticar e falar dos outros da vida dos outros e no meu ponto de vista é esse o acto que se pretende repreender!

    Quanto ao resto acho que acaba por resumir á eterna questão de as pessoas aceitarem coisas sem sequer as questionarem sem sequer pararem para pensar um pouco sobre elas. O que faz com que muitas vezes percam o que verdadeiramente a vida tem de bom!

    ResponderEliminar