domingo, 4 de julho de 2010

O uso não dado...


Já alguma vez compraram alguma coisa, que não tinham a certeza de que queriam realmente gastar dinheiro naquilo, mas que ao mesmo tempo gostavam de a ter? Compram, e de repente, algumas pessoas começam a precisar ou a pedir para utilizar essa coisa?

Vamos imaginar, para ser mais fácil, de que compram uma máquina fotográfica de 200€.
Os pais chateiam a cabeça, mas pedem, no entanto, para que vocês lhes tirem uma foto.
Começam a sair com ela, centros-comerciais, castelos, Buçaco, serra da estrela, e começam a aparecer fotos "fantásticas".
Se vocês não tivessem comprado a máquina em 1º lugar, eles nunca pediriam a máquina emprestada. Pois nunca a tiveram. Só por terem uma coisa nova, significa que outras pessoas a possam utilizar?
Porque é que as pessoas haveriam de começar a utilizar uma coisa "nova", que entrou no seu meio, se nunca precisaram dela? Se nunca tiveram necessidade disso? Se nunca pediram para ter, ou até mesmo, a compraram?

Comprova então que somos consumistas? Talvez queiramos então, usar e experimentar essa coisa nova.
Pode ser, talvez, algo que tenham colocado no nosso meio familiar, e que... nos possa ajudar a evoluir num certo aspecto da nossa personalidade ou conhecimento. Acredito que tudo tem uma causa-efeito.
Se aconteceu, é porque precisas-te, se te deram, é porque vais utilizar. Se namoras sempre com o mesmo tipo de homens, ou mulheres, é porque alguma coisa em ti, continua a precisar em mudar.

Se compras-te um dicionário, ou um telemóvel, e de repente, os teus pais começam a pedir emprestado, o que terá causado isso? Nunca precisaram dessas coisas durante os 2 ou 3 anos anteriores, porque haveriam de precisar agora? Talvez vocês... tenham-nos auxiliado nalgum problema, que aconteceria alguns minutos, horas, dias, semanas ou meses depois de terem comprado essa mesma coisa. Não será essa a razão pela "compra mal feita"? Ajudar-vos a vocês ou a outra pessoa?

Se de repente compram um cão, ou pensam durante algum tempo, comprar um cão, quem começa a sair com ele à rua, será outra pessoa, que à 1ª nunca sairia à rua com ele, ou que nunca quereria cuidar de um.
A minha mãe compra uma nova faca de cortar broa, e eu começo a utiliza-la. Talvez por ser mais fácil?
O meu pai compra uma bicicleta, e eu começo a sair mais de casa? Talvez porque queria mas não tinha.
Compro uma camisola para mim, e algum tempo depois de ir à máquina, já anda nas gavetas do meu irmão.
Compro uma caneta, e todos parecem começar a utilizar só aquela. Só porque tem tampa?
Compro um disco externo, e todos parecem começar a precisar de guardar as suas coisas nele.

O que acontece nas nossas mentes(?), para que comecemos a necessitar de utilizar aquela coisa, que antes não precisávamos?
Outra situação, é da imagem acima. Compramos um sítio para o gatinho, e passado algum tempo, aquele "trono", começa a ficar ocupado por caixas de CD's, roupas penduradas, perfumes, cremes, vídeos, alguns papeis de rebuçados, etc... Nós, começamos a dar outro uso à coisa, que nunca iríamos dar, se nunca a tivéssemos comprado. Poderá ser algo "estúpido" de se pensar, pelo menos para vocês, mas poderá ser algo útil para que vocês/ o vosso cérebro aprenda a assimilar coisas novas que puderam fazer e inventar quando usarem outra coisa. Pode ser simplesmente, a criatividade do nosso cérebro a funcionar, e a utilizar essa "coisa" de maneiras diferentes, para várias coisas.

Já alguma vez viram as coisas por esse prisma? :)

2 comentários:

  1. De fato, sempre que compro algo novo, minha mãe ou outra pessoa de minha família sempre o ultiza primeiro que eu , o engraçado é que se tivesse comprado para dar de presente a essa pessoa ela jamais daria atenção a aquele objeto.
    Talvez quisessemos aquela "coisa" mas não sabiamos, sei lá.
    Eu entro em uma loga e dificilmente compro algo que servirá para seu devido fim. Não sei se isso é um defeito , mas estou sempre a reenventar coisas.

    ResponderEliminar
  2. Nunca tinha pensado nisso, mas é bastante interessante! :)

    ResponderEliminar