sábado, 26 de junho de 2010

No parapeito de um dia de sol...


Sento-me, na janela do meu quarto, com vista para o campo, onde as casas se escondem entre árvores e o sol forte da madrugada.
Os cabelos, correm pela minha cara, enquanto a brisa entra no meu mundo. De luzes apagadas, televisão desligada, e com o relógio-despertador adiantado uma hora.
Lá ao fundo, vejo os postes de electricidade, e por trás deles, as montanhas verdes, que me fazem sonhar.
Que me ajudam a desaparecer desta pequena vila, e que me levam para terras de aventura. Mas hoje quero ficar sossegada... sentada, deslumbrada, pela vida que transborda para lá do parapeito desta janela.
Olho o meu reflexo na janela, e admiro a cor dos meus olhos, o tom de dourado torrado que o sol cria ao tocar nos meus cabelos, os lábios vermelhos, e o nariz pequeno ensardado (cheio de sardas).
Sinto as costas tocarem na janela atrás de mim, e a minha barriga "danone", contorcer-se de fome.
Ouço a música, num volume baixo, vindo do meu computador, criando sensações e emoções em mim, criando e injectando uma dose de adrenalina. É calma, mas acorda-me o espírito e a musa da escrita. Imagino o copo transbordar de água, serpentes em forma de dragões lutarem com os cosmonautas da roma antiga, os portugueses lançarem-se aos mares com as suas caravelas, a água transformar-se em sangue, das batalhas sangrentas dos gladiadores. Ouvir as espadas ,sentir as faíscas arderem num puff...e acalmar o espírito guerreiro com o som do chilrear de uma andorinha.

É sábado, e o dia parece demorar uma eternidade a passar. Os minutos parecem horas...
Encosto a cabeça junto aos joelhos, e fecho os olhos. Sinto a brisa passar dançando, entre os meus lábios já secos. E aqui, semi-nua, com boxers e sutien, com o corpo a dormir na varanda de uma casa escondida no meio da vila, a algumas centenas de metros da padaria, e a cerca de 3 km da escola, onde ouço os carros passar. Ouço as pessoas conversar, os velhos falar sobre futebol, as raparigas do tempo de salazar, cobiçar a vida uma das outras, à janela da rua principal.
A roupa, junto aos pés da cama, aguardam com impaciência o meu corpo. Pulariam de alegria, se fossem reais. Ouço a minha mãe chegar a casa, e a Carolina, a minha irmã gémea, gritar: "-- Andreia! A mãe comprou croissants!" E eu, num pulo, desço as escadas que dão para o primeiro piso da minha casa, e corro desenfreada para a cozinha, tentando lutar com a minha irmã, pelo croissant maior que houver dentro do saco de papel...
Corro para cima, encosto a porta do quarto, e sento-me de novo na varanda criada pela minha mente imaginativa. Espalhando migalhas pelas minhas pernas, ao sabor daquele fiambre e queijo tão característico da minha terra. E depois de tudo comido, sacudo-me, e sento-me ao computador. "navegando" em imagens do deviantart, em músicas e vídeos, em filmes sem legendas...
A escuridão, iluminada pela única entrada do meu mundo, deixa-me envolvida numa sensação de calma.
O meu quarto, cheira ao calor do verão, com a calma do outono, fresca como a primavera, e aconchegante em tempos de muita chuva e neve.
As prateleiras de cima, são sub-carregados com livros.
A cama desfeita, e as gavetas das cuecas e meias, viradas do avesso.
Nem tudo é perfeito não é? :)

5 comentários:

  1. Essa a garota existe ou é só fruto de tua imaginação?


    ^^

    ResponderEliminar
  2. Adoro apreciar todos os textos é de suma importância para mim desse modo aprendo mais com as pessoas,todo texto tem uma lição de vida para todo mundo desde a criança o jovem o adulto, enfim nunca sabemos tudo estamos sempre aprendendo com os outros, e nos tornamos pessoas melhores que nos ajudam no nosso crescimento, cada dia que passa temos oportunidades de superação.

    ResponderEliminar
  3. Quantas vezes damos, asas a imaginação e flutuamos
    nos sonhos mais lindos que o poeta escreveu, viva seu dia de poeta de artista esqueça a criança adormecida que carrega dentro de você, caso quiser sorrir deixe,se quiser chorar deixe a só não mate
    essa preciosidade natural que carrega dentro do peito, viva o seu lado criança não importa o tempo
    a hora é agora,comece desperte a do sono viva a vida como criança, nunca perca o brilho no olhar,cante pule dance, solte a criança que existe em ti.

    ResponderEliminar
  4. Viva cada dia de uma vez, não imagine uma máquina
    que não pode parar, respire fundo deixe o ar renovar em seus pulmões, lembre se que a vida é um
    dom de Deus e não possui segunda via, estamos fazendo apenas uma viagem, estamos aqui de passeio
    então porque tanta preocupações com coisas efêmeras, que se acabam ilusões passageiras, crendices bobagens enfim viva hoje como se fossemos estar mortos a meia noite , não faça muitos planos porém sonhar não é proibido sonhe a vontade, para voces e para os outros tente repartir hoje um pouco de amor de carinho de respeito voces nunca mais serão os mesmos! acredite a palavra tem poder de transformar de aproximar pessoas do nosso convívio, não faça nada forçado tente ser voce mesmo, as pessoas presentirão e terão vontade de estar perto de voces, uma técnica que ode ser usada no trabalho
    no lar em qualquer direcionamento, são virtudes ocultas basta se soltar mais desprender das anciedades e temores da vida, tente conversar com as pessoas olhando em seus olhos é a janela do coração e da alma inquieta, chegue em qualquer lugar com um sorriso no rosto seja gentil sempre cumprimente as pessoas um simples oi é o suficiente, afinal voces são os mais notados depois das mercadorias a ser vendidas, analisamos suas posturas comportamento, afinal todos amam conversar não importa com quem, imagine se não podessemos falar a vida não teria
    graça uns falam demais outros não falam nada, gosto de bater um dedo de prosa onde vou nas filas do banco, enfim todos precisam de comunicação, a criança o jovem o idoso enfim quem não se comunica se estrumbica, temos muitos meios de comunicação falada e escrita como rádios jornais tvs tabletes computadores celulares porém nada substitui o calor humano olho no olho, precisamos de contatos com humanos para sentir que ainda estamos vivos, tem pessoas que tem contatos apenas com animais e preferem assim adoro também mas não dispenso o calor humano a magia do olhar dos sentimentos, enfim somos sentimentais demais apesar de humanos.

    ResponderEliminar
  5. Se parasses de enviar esses textos, agradecia!!

    ResponderEliminar