segunda-feira, 7 de junho de 2010

A água fria da praia...


Aqui, junto à beira-mar, onde a água me banha os pés, já engelhados pela velhice do tempo, brinco sozinho,
de calções puxados para cima, fugindo da ondas que nem um tolo, e correndo atrás dela, só para lhe mostrar que não tenho medo.

Atiro pedras e areia, búzios e conchas, chapinho e salto, enquanto as ondas rebentam abaixo do meu joelho, afogando-me por algumas segundos a bravura de à instantes.

Finalmente sento-me e admiro, o ir e vir da ondas, o seu rebentar e o som.
O cansaço, não tarde desaparece, e voltarei a brincar com ela, que me chama... em cada onda que acaba nos meus dedos dos pés.
Enfio os deditos na areia, e sinto o sol quente bater-me no corpo pequeno. Uma brisa leva-me o calor, mas continuo a derreter que nem um gelado.
É então que me levanto.
Fito o mar de frente, e com as minhas pequenas e fracas pernas de corrida, desajeitadas e cambaleantes, corro gritando ao mar, que me deixe entrar.
Que me afogue o sol do peito, que me arrefeça os bracitos e os cabelos.
A onda Monstro, erguesse à minha frente, tentando dissuadir-me, fazer-me correr de novo para a costa, para a terra firme que me acalorenta os pés. Mas ali fico, enquanto sinto a onda engolir-me.

Dou voltas e voltas, sinto a cara bater na areia, as cuequitas encherem-se como um balão, e os pés boiar no borbolhido formado pela onda.
-- Paulo! Anda, vem para a toalha! -- grita a minha mãe lá do fundo, com a mão sobre os olhos, como os índios fazem no deserto...
Levanto-me, ainda abalado, tentando perceber se estava com os pés assentes na terra ou no ar.
Cambaleando pela praia, rumo à toalha, com um ouvido a zunir e o outro cheio de água.
À minha espera, um pão com tulicreme, e uma toalha seca. Se tiver sorte, dali por 20, 30 minutos estarei de novo a brincar com a água.

"-- o meu pai diz que o vento cria as ondas..., eu acredito que "elas", sejam os seus tentáculos."

3 comentários:

  1. Podias ter comentado, era de outra forma.
    Isso é uma coisa um bocado..."pouco".

    ResponderEliminar
  2. oh...
    mar, praia, sol, ondas, aquele cheirinho a calor... e aqueles cuidados de mãe e curiosidades que só o pai consegue dizer no momento oportuno...

    sabe tão bem.. que saudades.. :P

    ResponderEliminar