quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O jogo do pião


As crianças, pequenas, deste geração "internet"/"consolas", conhecem o pião.
Sabem +/- os truques, e de como colocar a corda no pião.
Sabem a teórica, mas não compreendem a prática.

É esta a mentalidade que queremos no nosso futuro?
Criar crianças para decorar e perceber as coisas teóricas? Se nunca desenvolver a parte motora e a parte da compreensão e da resolução de problemas?
É então por isso que os alunos não gostam de matemática, porque como nunca estudaram nem nunca aprenderam a resolver um problema, mas sim a decorar os "passos" para o resolver, têm medo, e acham a matemática como algo aberrório, anti-natura.

Não é esta a "educação" que eu quero!
Não é esta a educação que tenciono dar.
Mas tal como eles, também "só" compreendo as aulas teóricas. As aulas práticas, passam-me ao lado, e "luto" ou tento "lutar", contra esta incapacidade que me ensinaram na escola.
Porque o problema não é só meu, é de muitos outros. Porque falo e converso com os meus colegas de "turma" e também eles compreendem a teórica, do que a prática com a mesma facilidade.

Não quero que os meus cresçam assim. Não quero que sejam... controlados.
Quero que vejam mais para além daqueles livros de história.
Quero que compreendam mais, para além daqueles livros de ciências.
Que sejam mais, do que alguma vez fui.
Que tenham tanto, como eu tive.

Que cresçam com o sabor e os sentimentos do rústico.
Que cresçam com o prazer de ser crianças.

1 comentário: