sábado, 30 de junho de 2012

Acham-me inferior...


Gozam comigo por ver o BabyFirstTV depois das 22h...
Mas vocês nem sabem aquilo que perdem e não aprendem, aquilo que não vêm, com um simples desenho ou um um pequeno video das ondas do mar.
Perdem e não vêm.
Não aprendem nem descobrem.

Não sou criança por o ver, por me entreter a descobrir coisas sem significado, coisas sem qualquer valor para os olhos das outras pessoas, ou ficar simplesmente a admirar. Torno-me sim, num melhor humano, num humano com melhor consciência, com melhor capacidade para saber lidar comigo e com os outros. Torno-me melhor a olhar para as coisas com outros olhos, em ver o que ninguém capta. Em perceber e sentir o que ninguém processa. Aprendo-me, ensino-me, explico e interiorizo.
Ser pai é algo que vem com o tempo, não vem só com livros, e por muito desejo que tenha no peito e também medo, amor e vontade de lutar por eles... se eu não for um humano consciente, maduro, inteligente e capaz de exteriorizar o meu amor, o meu respeito, não souber ensinar, não souber educar, não souber disciplinar, mostrar amor e carinho, não souber nem sentir o que é ser-se criança. Se eu não souber mostrar o meu mundo, não o souber explicar, nem educar, instruir e civilizar... tenha o dinheiro que tiver no mundo, as casas, os carros, os cursos, os meios e a força de vontade, se eu não souber ser primeiro um bom humano desde o aspecto mais negativo e depressivo ao aspecto mais saudável e fascinante, não me vale de nada desejar ter um filho nas mãos.

Eu não desisto, eu rebento.
Eu não inferiorizo, arranjo maneiras de mostrar que continuo a ser bom apesar de não me correr como desejo.
Não me rebaixo, glorifico-me e ponho-me num alto pedestal, com consciência e humildade.
Não sou fraco, apenas gosto de tentar tombar a árvore antes de lhe passar ao lado.
Não vou pelo caminho mais fácil ainda que pareça que sim... tudo é uma história, são experiências, e faça muito ou pouco, aprendo sempre coisas importantes.
Não sou bonito, não sou rico, não tenho as melhores aptidões para estudar e tirar boas notas, mas não me faz desistir das aulas, nem me faz perder a concentração ou de compreender excepcionalmente bem a matéria que é tão difícil para alguns. Mas a falta de estudo regular em casa perde-se com o desejo de ver um novo filme, um novo documentário, um novo texto, um novo email dos meus utilizadores do software já tão conhecido.

O que eu perco por não estudar mais fora da escola, ganho em matéria e conversas que mais ninguém se lembraria de ter. Não sou burro, apenas tenho uma ligeira dificuldade em aprender, ou em estudar. Não tenho problemas em estar atento 2, 3, 4, 5, 6 horas, faço-o o dia todo, meses seguidos.
Aquilo que os outros me vêm perder, não me aflija minimamente, porque sei que onde quer que eu esteja, estou a aprender algo mais, estou a ler ou a ver, estou a sentir ou a compreender um mundo que ainda não desbravaram. Não perco mais do que aprendo. Aprendo e descubro muito mais do que a minha falta de boas e altas notas. Fico triste, mas por dentro, lá no fundo, sinto-me realizado por saber algo mais, muito mais.

Informática não é para qualquer um, e ninguém disse que seria fácil. Não basta "estudar", nem fazer resumos. Não se chega às boas notas com esquemas, e muitos apontamentos. Aquilo que é necessário saber, compreender e assimilar, tem de fazer parte de nós como o próprio respirar. Programar não é para qualquer um. Se qualquer um pode? TODA A GENTE PODE! Se é algo que é fácil? Nunca.
A semântica de 5 linguagens de programação confundem-se completamente quando estamos dedicados a um projecto. A dificuldade é enorme em coordenar tanto código, tanta técnica, tantas palavras e nuances de 5 ou 6 linguagens de programação semelhantes mas com grandes diferenças entre si.
Não é um curso fácil, e nunca o será. E sinceramente? Com o passar dos anos tem de se saber mais e mais. De ano para ano aprende-se 25% mais que no ano anterior.
-- Se gostam de se adaptar depressa, então vieram parar ao curso certo!
Uma adaptação que demora meses e anos de experiência.

O cérebro é uma ferramenta incrível, e o meu pelo menos, não se parece cansar nem parar de evoluir como li em "A Inteligência Aprende-se". Que a partir dos 18 anos deixa-se de crescer tanto.
O que é interessante, é que li pela internet algo semelhante. Um texto de um programador que falava sobre a  facilidade e dificuldade de se adaptar e aprender uma linguagem nova. Que chegaríamos a um certo ponto, depois do BOOM de conhecimento adquirido numa fracção de meses ou anos, e tudo se tornaria mais lento. Assimilar seria mais demorado e aprender uma pequena coisita poderia demorar semanas.

Não deixo de ser alguém só porque não tenho boas notas nos exames.
Não deixo de ter valor, nem deixo de existir, muito menos de ser humano. Pois aprendo muito mais fora dela, vejo coisas muito mais interessantes fora dela, que colmato essa... "falha" com aquilo que aprendo.
Mas também admito uma coisa, eu podia fazer muito mais. São 16h por dia (24h - 8h dormir), em que posso fazer muito mais do que simplesmente ficar pasmado, só, a olhar para as pombas voar e abanar a cabeça enquanto caminham para as migalhas. Ou observar a rotina e as expressões das pessoas que se sentam no café e caminham nas ruas.
Posso começar a ler muito mais, a pesquisar muito mais, a escrever muito mais, a aprender muito mais, a interiorizar e descobrir muito mais... MAIS do que aquilo que já aprendo por dia.

Eu quero avançar com o meu software, quero ir mais longe e arranjar pessoal para trabalhar comigo e começar a fazer dinheiro. Quero falar com mais associações, marcar reuniões, debater ideias e funcionalidades.
Quero aprender mais, descobrir mais, ver mais, estudar mais...
Quero... mas não basta querer, não é o que se costuma dizer? Bem... não será por falta de esforço nem de vontade que não realizo os meus sonhos!
Mas não é um "eu quero" pindérico, é um "Eu quero" com consciência de que posso fazer muito mais com o meu tempo, com as minhas capacidades. Posso não poder ir ali e acolá, ir a palestras ou comprar os livros que mais gostava de ler, mas não será por esforço e falta de vontade...
Uns têm possibilidades e outros não, se me incomoda? Nem imaginam, mas tenho muitos objectivos.
Um livro, um software, um blog, uma alma no qual posso melhorar, acrescentar, ensinar, cultivar o que bem entender, e não falharei.

Acham-me inferior... por parecer que não sou ninguém, que sou só mais um malandro com algumas capacidades. Só mais um que não faz nada e que não sabe o que perde.
Não, não sou eu quem está a perder, são vocês.
Não, não sou mais, sou melhor. E ser melhor não significa ser mais ou ter mais valor do que qualquer outro ser humano. Pois onde eu falho, outro virá para tapar as minhas falhas.

Não sei assentar um parede de tijolos, mas sei quem sabe, e por saberem, serão muito mais.
Tendo a vontade de ser pai agarrada ao meu instinto animal, à minha alma humana, aquilo que faço, aquilo que escrevo ou digo, aquilo que penso, que vejo e leio, aquilo que vivo e experiencio, fará parte da minha maneira de aprender a crescer, de me tornar melhor, de compreender os meus erros e fracassos como pai que não sou mas que sei vir a ser um dia. Não gostaria de ter um filho nos braços, sentir apenas amor e muito carinho e ternura por ele, mas não fazer a puta da mínima ideia de como o educar, o fazer crescer, fazer ver o mundo, senti-lo, lê-lo, ouvi-lo, como eu o faço e me faz feliz.
Não quero um mini-eu, não quero que seja a minha cópia, desejo apenas e só, que cresça com o melhor que eu souber ser, e obviamente que não irá aprender só pelo belo e bonito, mas também com o feio e o mau. Mas vem a parte mais importante... é preciso saber e compreender, como e quando deverá ser ensinado. E por muito instinto e amor que se tenha, um humano que não se compreenda a ele mesmo, que não saiba re-escrever a sua história, fazer uma introspecção e crescer verdadeiramente, não terá qualidades para ser um bom pai ou uma boa mãe, tenha muito amor, muito carinho e força de vontade.
Uma mente sã, capaz e madura, saberá do que falo, saberá o que é crescer.

Acham-me inferior... mas as minhas grandes falhas como pessoa são apenas sinais na minha cara humana.
Pois não estudar em casa, e não tirar boas notas, para muitos será a imagem do carácter da minha pessoa, pois então, os meus pais não têm carácter nenhum, são burros, são ignorantes, são malandros, são imaturos, são fracos e não percebem nada da sua vida, não aprendem com os erros, não sabem escrever nem falar.
Não, não sou menos, sou melhor...

http://www.babyfirsttv.com/

1 comentário:

  1. O teu blog é dos poucos que sigo, que leio, que retenho e que me faz pensar.
    E sabes? Eu gosto disso.
    Gosto dessa pequena mas gratificante diferença, como se costuma dizer “é das pequenas coisas que surgem grandes coisas”.
    Devo dizer-te que digam o que disserem, comentem o que comentarem…tu tens coragem.
    Coragem porque fazes o que pouca gente tem coragem de fazer…expressas o que está dentro de ti.
    Tu consegues exprimir-te com muita naturalidade, consegues atingir e captar o que escreves.
    O que te escreves.
    Tens uma capacidade de escrita fenomenal e envolvente.
    Admiro a tua coragem. Tens coragem, tens envolvência.
    Escreves sobre um monte de assuntos dando a tua opinião, a tua maneira de ver as coisas.
    Tanto vês os teus defeitos como a seguir estás a ver as tuas virtudes, reflexo talvez das emoções que estás a sentir no momento, mas o mais importante de tudo sabes como és, sabes o que és. Se criticas os outros, se criticas a sociedade, se criticas um montão de coisas? É a tua maneira de ver o mundo. Tanto críticas aos outros, como críticas a ti próprio.
    Quando “criticas” a sociedade em geral, no meu modo de ver, imagino que deves ter comentários muito “maus”, e muito críticos em relação à tua pessoa. Mas sabes essas pessoas sentem-se “criticadas” ou não estou a ver o teu modo de raciocínio. Porque essas pessoas acabam por ser piores que tu porque lêem a tua crítica e comentam que tu só sabes criticar mas acabam também elas por criticar. Ou seja, isto acaba por ser um círculo vicioso.
    Mas é aí que está a piada.
    Tem que haver crítica, tem que haver opiniões diferentes, tem que existir “discussões” para podermos aprender e ver que estamos errados (quando estamos errados).
    E se fossemos todos iguais? Era ou não uma seca?
    Já imaginaste /imaginaram se fossemos todos iguais? Os homens todos com o mesmo rosto, as mulheres com o mesmo, a voz, o cabelo e os pensamentos? Era estupido e descabido. Até as zebras, leopardos, tigres, etc… são diferentes. E é óptimo.
    Não te inquietes pelo que pensam sobre ti por veres o BabyFirst porque é um gosto teu, eu própria adoro ver desenhos animados variados e não me importo que me chamem de “criança” … não dizem que todos temos uma criança dentro de nós? Ou só temos quando nos dá jeito? Quando fazemos algo de estupido que realmente gostamos do que fazemos mas para nos desculpamos dizemos “todos temos uma criança dentro de nós”?.

    Gostei da força que demonstraste neste texto.
    A tua força interior e o que queres e o que pretendes para o teu futuro.
    Se já te acharam um incapaz? Se já te disseram que não vales nada? Não te importes, essas pessoas não sabem a força que tens dentro de ti, nem conhecem tão pouco as tuas capacidades.
    Não queres dar-te a conhecer pessoalmente com facilidade? Faz parte da tua personalidade, têm que respeitar-te.
    Mas não te esqueças apesar de não teres a mesma opinião que outra pessoal qualquer, respeita-a e serás respeitado. O respeito não se impõe, conquista-se.

    E quando te sentires criticado pára e escuta a voz que tens dentro de ti “não te esqueças de quem és”.

    Há coisas que não sou totalmente de acordo contigo mas quero compreender-te, quero ver o que te levou a pensar X ou Y, mesmo mantendo a minha opinião.

    Hoje podes estar em baixo e não darem um tostão furado por ti, mas amanhã…amanhã é outra história.

    Não desistas.
    Tens potencial, podes ir longe…basta quereres.

    PS: “não te esqueças de quem és”

    BJ*
    ****LIA

    ResponderEliminar