domingo, 6 de maio de 2012

A física do corpo...



Traçar a perna não é um acto "involuntário", é sim uma mensagem enviada pelo cérebro para os músculos das pernas, pré-programada pela emoção e do seu próprio Eu cerebral.

Qual é a razão de traçar-mos a pernas? Para mantermos o fluxo sanguíneo da cintura para cima. O que permite levar e manter mais sangue e oxigénio no cérebro.
Porém, quando estamos em pé a conversar, não cruzamos as pernas. Mas quando nos sentamos, por exemplo numas escadas, os nossos joelhos tendem em estar ao nível da cintura ou superior a esta. Manter os nossos membros juntos é também uma forma de poupar energia, de impedir a perda de calor.

Sim, eu sei, nem sempre se traça a perna para manter o cérebro a funcionar melhor. De uma perspectiva da linguagem corporal, traçar a perna, para o homem, é sinal de "auto"-confiança, de protecção, de "auto"-inteligência. É uma maneira de enfeitiçar o próprio cérebro com pensamentos que não fazem parte dele, mas que quer exteriorizar naquele momento.

Nas mulheres, o traçar a perna, para a esquerda ou para a direita, conforme a pessoa que está ao lado, ou o que está a fazer. Se tiver com o namorado, a sua perna vai cruzar para a direita ou para esquerda, conforme esteja ele à sua direita ou à sua esquerda.
Cruzar a perna para o lado contrário do rapaz, é sinal de protecção, de se tentar proteger e/ou de se afastar, de auto-controlo, é a forma que o cérebro tem de controlar a ansiedade ou o medo. Se a perna cruzar para o lado do rapaz, significa que à confiança, que à amizade, que à desejo de se chegar ou de falar. Podem nem se conhecer, mas é uma demonstração, é um gesto que significa que a mulher está confortável com a pessoa que está ao lado dela.
Não diria que é um gesto que revela muito das emoções interiores de uma mulher, mas ajuda a compreender em que pensam.

Tal como acontece com a posição dos pés. Num casal de namorados, os pés apontam ou viram-se "sempre" para o seu namorado(a). O mesmo se pode constatar no caminhar síncrono do casal ou entre amigos(as).
Este tipo de "ligações" físicas, podem ser explicadas com os neurónios espelhos, com a confiança que se tem no outro individuo. É o instinto animal a mostrar aos outros, de que aquela pessoa é nossa amiga, de que está connosco, de que partilhamos a mesma ideia, ou de que é o nosso par, parceiro(a) sexual.

Cruzar as pernas, "cruzar as pernas à chinês", também é uma posição que exterioriza, de uma forma imediata, confiança e "determinação", de atenção e concentração.

Cruzar a perna para um lado ou para o outro, pode simplesmente exteriorizar de que não está a pensar em nada de importante, de que apenas traçou por traçar, por vontade, por impulso, por hábito. Depende muito da perspectiva, das emoções, das preocupações.
Basta-se estar atento aos grandes e aos pequenos sinais, para compreender o que a outra pessoa está a tentar exteriorizar.

Amor, raiva, ódio, desejo, ansiedade...

Sem comentários:

Enviar um comentário