sexta-feira, 19 de março de 2010

Aquele monte de revistas...


Todos, ou quase todos, têm revistas em casa... principalmente na sala.
É e dá, sempre um conforto, que ainda que não leia-mos as revistas com um "interesse geral" em todas as "notícias", entrevistas ou "escândalos", faz-nos sentir mais "normais" quando temos de estar em família, tipo jantaradas, ou no consultório do veterinário, etc..

Mas... nunca nos lembramos das pessoas que estão por trás desse "extenso" texto.
E se começamos a pensar no autor do texto, teremos então, de juntar toda agente...
As pessoas que estão por trás das cores, da impressão, da escolha do papel, dos técnicos que trabalharam a capa da revista, os designers, os psicólogos, os profissionais nas áreas do marketing, os técnicos que formatam o texto, com ferramentas de outras empresas... Das empresas distribuidoras, das fábricas de papel, das fábricas de tinta.. e para cada tinta, profissionais especializados, tiveram de escolher a sua cor, a densidade, os químicos, e os fabricantes de papel, tiveram de fazer testes à espessura, à suavidade, certificarem-se de que a tinta usada, não borratava a folha, de que as cores se juntavam, e de que o papel podia ser imprimido por vários tipos de impressoras...

Teremos também de pensar nos vendedores, que abrem as lojas, que adquirem o jornal, do distribuidores... que trabalham como o padeiro ao meio da noite, a deixar o pão porta-a-porta.
E depois, de cada impressão ser concluída, revista, ser tratada, corrigida e expedida para portugal inteiro, as empresas também as expedem (as revistas/jornais), para "todo" o mundo.
E não podemos deixar de pensar nas pessoas que trabalham à noite, que entram e saem de aeroportos.
Do sistema mecânico para o envio de todas as revistas, da selecção de cada palete de revistas/jornais, dos pilotos, dos auxiliares, dos técnicos na torre de controle, que permitem o "voar" possível, dos mecânicos dos aviões...
E do outro lado do mundo, uma centena de pessoas espera pelas "encomendas", e expedem também os seus jornais.. Mas não nos esqueçamos daqueles que fazem encomendas, compras pela internet, que enviam cartas, prendas, aparelhos de várias funções.

No fim, tudo está interligado, e ao pegar numa revista, ao pagar por uma revista ou um jornal, estamos a pagar o esforço de milhares de pessoas, que estudaram, que aprenderam o oficio, a manipular ferramentas, a mexer no word, em adobe page maker...
Milhares de pessoas tornam aquele monte de "revistas sem utilidade", um mundo de empresas que desconhecemos à vista nua.

E ainda temos aqueles, que tornam este mundo de tecnologias possível.
Os "hackers" e os programadores.
Acham que o software que usam, o InternetExplorer, o Firefox, Opera, Chrome, Netscape, etc etc, aparecem do nada? E os erros? e as actualizações?
E este botão aqui? E aquele ali?
Tudo funciona nesta página, porque programadores possibilitam isso.
Este browser funciona, e tu têm-lo instalado, porque alguém o criou.
Alguém teve de dar uma função ao botão de "retroceder", e como fazem isso?
Como é que ele sabe qual era a página anterior?
E como é que ele guarda os favoritos, sim eu sei que é num ficheiro, mas tem algum código específico por trás? O que o torna tão rápido? Como é que o meu telemovel consegue comunicar com o computador?
Através de 0s e 1s? Mas como é que conseguem "falar" e "entenderem-se"?

Tudo o que usam, de software, no vosso computador, teve um ou mais pessoas, programadores, matemáticos, físicos, engenheiros, professores, médicos, vendedores, clientes... para que possam, vocês, usufruir de um produto que satisfaça a todos de um modo em geral.

Aquelas revistas em cima da mesinha da sala, ou dentro daquele cesto, são o mundo de hoje, de um esforço que se faz todos os dias, e a cada dia, se tenta inovar, quer na cor, nos desenhos, do design da revista, nas notícias, de novos assuntos, puzzles, entrevistas, curiosidades...
Tudo o que nos rodeia, permitiu-nos crescer e desenvolver melhor.

E ainda assim... olhamos-as, como algo simples, corriqueiro, "desinteressante", e com um ou outro assunto a destacar...

Sem comentários:

Enviar um comentário