quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Falta-me a personalidade...


Falta-me a personalidade.
À dias, pensei em como seria, se fosse para a universidade e...
Acho que é necessário manter uma postura "forte" lá.
Gente parva...

Continuando.
Reflecti um sobre o assunto, e... acho sinceramente que não tenho nenhum personalidade.
Para além de sair de casa, visitar 2 ou 3 sites de noticias por dia, ou nem isso, basear a minha vida em documentários, e em programação em Delphi, fico a pensar que... realmente não fiz nada.

Mas tenho um trabalho. O que quebra um pouco este meu conceito de não ter personalidade.
Sei e apercebe-mo do que os outros tentam falar nas minhas costas, enquanto estou à frente deles.

Consigo perceber e sentir os momentos e "auras" que "socializam" com a minha.

Mas tirando isso, acabo por não ser nada.

Não tenho postura, e saiu pouco de casa, e se saiu, passeio sozinho.
Já o meu irmão, e apesar de sermos diferentes, ele sai mais vezes de casa, e vai até coimbra e aveiro.
Enquanto eu fico em casa a comer documentários, e a programar.

Não tenho personalidade, apesar das fortes criticas, e vídeos e piadas que aqui posto.
O meu gosto por filmes, um bocado estranhos, fazem com que fique um bocado de fora, e a maneira como penso e vejo as coisas, afasta-me ainda mais.
Pois sou tão exigente comigo mesmo, que acabo por o querer ser com os outros.
Acabo sempre calado.

Talvez o pelo facto de não "socializar", por não dar confiança ás pessoas, me torne uma pessoa sem "personalidade" para o resto das pessoas.
E se calhar... a educação é que constrói o indivíduo.
Não sou de falar mal, nem de roubar, nem de beber, ou fumar.
Fui ensinado a pôr o lixo nos caixotes, e de ajudar.

Mas talvez seja por ser tão "certinho", que me olham e olho para mim como não tendo qualquer personalidade, e coisas interessantes para mostrar.

Talvez me falte a responsabilidade.
E falta-me sem dúvida crescer.
Sou em parte uma criança, e um jovem adulto.
20 anos não dizem nada de uma pessoa.
Sou um fruto que já deixou de ser pequeno, e que começa a entrar no mundo dos grandes.

Mas... socializar, não me dá, se calhar, assim tanta informação como aquela que adquiro dos documentários ou por mim próprio.
Talvez tenha o medo da rejeição, e do gozo.
Gosto de um tipo de música específico, e talvez seja por isso que não tenha "personalidade", por ser tão restrito.
Talvez seja da falta de tempo para fazer download e ouvir outras coisas.
Talvez seja pela falta de vontade, mas aí... já entra a minha falta de ser "responsável".
Mas... se não fosse responsável, seria como os meus 4 colegas que não acabaram o curso de informática de 3 anos.

Eles eram adultos?
Tinha personalidade?
Fartavam-se de falar das vezes que comiam aquela e a outra gaja, os sítios, e os carros que conduziram ou viram. Falava dos hi5s, e de futebol.
E eu?
Bem, era bem educado, muito pouco sociável, mas acabei o meu curso.
Posso ser parvo, mas pelo menos, não despoletava uma guerra sobre futebol na sala de aula.
Nem era insensível ao ponto de, andar nos "comes e bebes" com qualquer rapariga, só para mostrar aos outros que conseguia arranjar uma "miúda".

E nem me armava em parvo como eles faziam, quando faltava um professor.
Acabando eles, aos beijos e apalpanços, aos murros e ás caralhadas no meio da escola.

Se calhar..., EU tenho personalidade.
E tenho mais cabeça que muitos, apesar das minhas excentricidades.
Apesar dos meus gostos, e modos de ver a vida.
Apesar de não socializar com ninguém, mas não serei o único.
Apesar de não ter "amigos".
Apesar de não sair de casa acompanhado.
Apesar de ser frágil e sensível.
Apesar de ser timido.
Apesar de ser jovem.
Apesar de não praticar exercício, nem de gostar de desporto.
Apesar de... parecer que não vivo, mas de comer e devorar documentários e sites interessantes, todos os dias.
Apesar de... não me preocupar.

Talvez não dê o devido valor à pessoa que sou. Talvez pelo simples facto de ninguém se interessar pelo o que penso ou pelo que faço.


Quanto ás praxes, os meninos e rapazinhos que as enfiem no cuzinhos, e não me chateiem.
"-- Há. Mas é uma forma de conhecerem-se uns aos outros, e de fazer amigos..."
-- Desculpa? Só podes estar a gozar comigo!!
Que maneira mais estúpida, sem nexo e mal educada de conhecer alguém!
E logo, humilhando-nos uns aos outros, e a fazerem-nos coisas tão cruéis, só pelo propósito de nos ficarmos a conhecer... :S
Vocês também costumam fazer isso aos amigos dos vossos pais?
Ou irmãos dos vossos avós?
Ou aos filhos dos vossos tios, ou primos?

Acho que vocês andam é muita mal educados. E ainda inventam a desculpa de praxes para puderem bater em pessoas que não conhecem, simplesmente porque vocês têm pilas pequenas e não conseguem brincar com elas. E com cérebro do tamanho de uma ervilha, onde nem os neurónios conseguem existir, é por isso que nunca acabam a universidade.
Atrocidades de merda que este país e pais alimentam, Foda-se!

Ainda gostava de saber quem é que lhes deu esta... "educação".

Sim, afinal tenho personalidade.
Basta acreditar de que aquilo que sei fazer, e de que aquilo que conheço, é personalidade.
E gosto dela.
Agora...??!! Será que a personalidade seria boa, caso eu ficasse perdido ou subterrado?
Caso eu fosse raptado ou violado?
Serviria de alguma coisa, caso eu tivesse de subir a uma árvore ou a um muro, para fugir de algo?
(bem, aqui já entra a minha capacidade atlética, coisa que começo a pensar em ter um bocadinho).
Será que.. serviria de algo coisa, quando eu andasse de carro?
Seria importante quando tivesse de suster a respiração por um longo par de minutos?

Não seria, afinal a inteligência, e o desenrascar, algo muito mais importante?
Não seria isso, mais importante do que andar na moda, ou de ter um cabelo/ corte de cabelo mais bonito ou aceitável?
Com o que é que poderia a minha personalidade ajudar, caso houvesse um terramoto ou uma cheia?
Não serviria antes, o meu conhecimento?
O meu conhecimento em informática e programação de software com recurso a base de dados muito mais importante que a personalidade? Pois poderia sem dúvida, na altura, ajudar nos problemas informáticos.
Ou desenvolver algo melhor, ou para outro tipo de ajuda aos comerciantes.

Não seria a minha inteligência, importante para me ajudar a sobreviver?
Desde quando, as pessoas, e não os seres humanos, se tornaram tão... fúteis?
Tão mesquinhos em relação aos outros terem de ser tão "igualmente aceitáveis" como eles o são?
Eu sou exigente, pois sei com qual o tipo de pessoas me quero dar.
Mas não exigente ao ponto de dizer, que elas têm de ouvir isto ou aquilo, gostar disto e detestar aquilo.
Sou exigente, ao ponto sim, de saber o que é bom para mim.
Sou exigente na minha selecção de pessoas, música, filmes, e ideias, programas e software.
Sou exigente para mim, não com os outros.

Tenho personalidade, mas será que me serviria de alguma coisa, fora do mundo "empresarial"?

Uma professora minha uma vez, disse-me que eu era muito "sui generis".

No entanto, o termo personalidade, designa o indivíduo.
"Persona" significa Pessoa.
Logo, a palavra personalidade, não implica de que esteja-mos a falar dos gostos de uma pessoa, mas sim a "catalogar" e a explicar, o tipo de pessoa. Se é tola, se é sorridente.
No entanto, o termo "dupla-personalidade", implica algo, que não é o gostar de música clássica ou pimba, mas sim o seu estado psicológico e as várias caras que ele exprime em diferentes situações.
O que não significa que essa pessoa tenha necessária mente uma personalidade "forte", como ás vezes dizemos ou pensamos.
Personalidade "forte", é dito, muito provavelmente, pelo facto de essa pessoa saber o que quer, dizer as coisas com certezas e clareza. Falar bem, sem ser mal educada.

Os meus pais acham que eu tenho uma personalidade "forte". Dizendo que eu sei o que quero.

Logo, a personalidade pode ser vista e interpretada de várias formas, feitios e cores. :)
Para os psicólogos e psiquiatras, é uma coisa; E para as pessoas comuns, é outra, e muitas vezes designa o estatuto dessa mesma pessoa, que apesar de puder ter uma "grande" personalidade, isso pode nem lhe servir de muito quando for cagar à casa de banho, ou atrás de uma árvore.
Talvez até, na maneira como limpa o rabo! ;)

--------------------
Curiosidade:
Apenas 5% de todo o oceano, foi catalogado e mapeado.
Os restantes 95% estão por descobrir, mapear e catalogar.
Imaginem o número de espécies animais que desconhecemos!!
Cerca de 250 mil por descobrir. E isto é só uma suposição!
Ainda existe muitos animais em terra, que não foram descobertos...

Ainda queremos nós visitar outros mundos?
Existe tanto espaço por explorar na nossa própria casa. :)

-------------
Editado:
A personalidade e a inteligência são "duas coisas" em conjunto.
Tenho uma personalidade forte, mas um inteligência fraca, no que toca a relacionar-me com as pessoas e ao não fazer exercício.
Depois de uma conversa com os meus pais, parece que as coisas mudam, mas ficam sempre na mesma.
O grande foco da conversa, foi o: "socializar", e ter um grupo de pessoas, a quem poderei um dia "pedir" ajuda. Por vezes, e muitas das vezes, gosto de fazer as coisas sozinho.
Mas como sempre, as coisas estão cá, para nos ajudar a crescer. E "nunca" nada acontecerá "por acaso".

A Jennifer K tem razão, e devo "aproveitar" a vida.
Mas, como a Nikkie diz, também não me posso dissolver para tentar ser agradável a toda agente, e até mesmo perder "qualidades" ou coisas minhas.

Talvez tenha apenas, e simplesmente, que aceitar.
Dar a mão, mas não o braço.

4 comentários:

  1. Devo dizer-te que quando comecei a ler o texto pensei 'se uma pessoa que escreve desta boa maneira, não tem personalidade, então não sei que raio de mundo é este'.
    Apesar de não te conhecer, nota-se por aquilo que escreves que tens uma grande e forte personalidade. E olha, eu também sou muito pouco sociável, passo o meu tempo fechada em casa, não gosto de desporto e 'devoro documentários', como tu. Não és o único :D

    ResponderEliminar
  2. Uma coisa e escolher viver cada momento com intensidade sem pensar no futuro... outra, e nem viver cada momento com intensidade, nem pensar no futuro; e ai, tenho de dizer que sinceramente, e problematico.

    Vais chegar a um ponto na tua vida, que vais ter pena de nao teres aproveitado de quando eras jovem, tinhas energia, e passaste esse tempo todo sedentario. Ou talvez nao.

    Mas se realmente es feliz assim, optimo... Mesmo que pelo que escreveste, demonstras ter uma certa vontade de te integrar com o resto do mundo, mas um medo que te impede de o fazer; e se esse for o caso, pensa nisso, e esquece o medo, a rejeitacao.

    Abre as janelas, abre a porta, e procura sentir coisas novas, procura as sensacoes do mundo, sao tao bonitas... Nao desperdices a tua vida, ainda te vais arrepender :/

    ResponderEliminar
  3. A essencia da vida nao e apenas viver a vida como queremos vive-la, tambem vive-la como se vive; e se perdeste o tempo para escrever sobre a tua "falta de personalidade ou inteligencia", e porque nao estas satisfeito com a tua vida, porque se estivesses, ao contrario daquilo que escreves, nao desperdicarias tempo para 'para e pensar' no que se passa.

    ResponderEliminar
  4. A essencia da vida nao e apenas viver a vida como queremos vive-la, tambem vive-la como se vive; e se perdeste o tempo para escrever sobre a tua "falta de personalidade ou inteligencia", e porque nao estas satisfeito com a tua vida, porque se estivesses, ao contrario daquilo que escreves, nao desperdicarias tempo para 'para e pensar' no que se passa.

    ResponderEliminar