segunda-feira, 2 de julho de 2012

Qual é o nosso propósito?



Torno o mundo num lugar melhor por simplesmente existir... e sem mim, o mundo perderia o sorriso e o olhar que precisa para o admirarem.
Agora consigo ver...

Qual é o propósito para a nossa existência? Qual? Para nós humanos? E porque haveria de nós, humanos, ter um propósito mais especial que qualquer outro ser vivo?
As nossas diferenças como humanos, para com os animais, são, de uma perspectiva, nulas.
Não faríamos mais nem menos, se um cão ou um leão, um lagarto ou um urso tivessem capacidade de caminhar sobre duas patas, possuírem 4 dedos e um polegar. Não somos mais... e também não somos menos. Somos simplesmente... o produto de uma evolução iniciada por vírus. Somos a própria lei: "Os mais fortes vencerão".

Qual é o propósito de existirmos? Porque conseguimos!
Não existimos para deus, não fomos criados para ninguém, surgimos do caos e da violência do cosmos, porque conseguimos.
Qual o sentido da vida? Qual vida? A nossa vida, humana? E a vida dos outros animais, é menos importante que a nossa? Qual é o propósito da vida deles?
Propagar a espécie.
Porquê?
Porque podem! É disso que vive a natureza, o mundo, o universo. Nada deixa de estar vivo. Nada desaparece... simplesmente deixa de conseguir ser aquilo que é. Plantas, animais, répteis, todos desaparecem, as estrelas morrem, os planetas chocam e as galáxias são engolidas. Deixam de conseguir ser.
O propósito deles?
-- Conseguirem ser, sem saber que o conseguem.
Qual é o sentido da nossa vida?
Por sermos seres instintivamente curiosos, não conseguimos deixar essa razão de lado, mas eu vou tentar responder de uma perspectiva.
O sentido da nossa vida, não é aprender nem descobrir, não existe. E não existe porque somos feitos de seres que conseguiram aparecer, e serem simplesmente. Não é descobrir o propósito do nada, mas conseguir estar nele. É o instinto primitivo a qualquer criatura que viva neste planeta... sobreviver.

Antes sequer de respondermos às mesmas perguntas sobre nós, humanos, sobre a nossa perspectiva, devemos responder primeiro à razão do porquê um porco existir, uma pedra, uma flor, uma ave, a água.
Desde o Big Bang aos dias de hoje, a única explicação para nós existirmos é... porque nós conseguimos existir. Conseguimos surgir, evoluir e ser.
Se um animal é menos do que nós, então nós também seremos menos do que ele.
Não somos diferentes de outros extraterrestres, pois também eles, instintivamente, delimitarão territórios, criarão conflitos por uma fêmea, e instintivamente irão querer sobreviver.
Serão tão maus e tão bons, como nós o somos.

A competição... reina até ao mais ínfimo dos átomos.

Charlie Holloway: What we hoped to achieve was to meet our makers, to get answers why they made us in the first place. 
David: Why do you think your people made me? 
Charlie Holloway: We made ya 'cause we could. 
David: Can you imagine how disappointing it would be for you to hear the same thing from your creator?
Prometheus

Sem comentários:

Enviar um comentário