domingo, 31 de outubro de 2010

O que conquistámos, o que lutámos...


Os dias... têm passado num turbilhão de ideias confusas.
Enfiado na preocupação do meu curso, e nas conversas que não tenho, ou nas que vou tendo.
Começo-me a perguntar, que pessoas são estas que frequentam a mesma escola que eu, as mesmas aulas.
Serão realmente assim tão diferentes daqueles que eu já conheci fora dela?
São-me todos iguais. Continuam-me todos iguais. Nem me parecem mais velhos, e a minha teoria de que, todos começam a parecer mais iguais uns com os outros, torna-se real!

Entro na sala, e todos os rapazes têm o mesmo tipo de cabelo e de penteado.
E as raparigas, não percebem um chavo de informática, e penso para comigo, se deverei falar com os restantes rapazes, da mesma maneira que falo com o meu irmão, sobre problemas informáticos, erros, bugs, em sites ou programas. De expor opiniões e ideias, de como solucionar um problema, de novas tecnologias que vejo.
Penso que... é gastar "latim", para alguém que não percebe nada do assunto.
Tal como aconteceu no meu curso "Técnico de Informática e Gestão". Onde pelo menos 14 pessoas, foram para lá, não por gostarem de informática, mas para terem o 12º ano de uma maneira mais fácil. Esses mesmos 12, escolheram o curso, porque pensavam que a informática era só formatar uns computadores, instalar uns programas, abrir o youtube e o hi5, ou carregar numas teclas do teclado para abrir uma janela do "O Meu Computador". Eu entrei por isso. Por pensar que era uma coisa, e no final, descobri que era um mundo.

Porém, neste curso da universidade, muitos andam lá, não sei bem porquê. E perguntam por vezes:
"-- Porque vieste para este curso?"
"-- Porque gosto de informática."
Bem, eu fui para seguir programação, quer de baixo nível, quer de alto nível. A matemática A, é que me lixa tudo. E os professores dão mais matéria numa semana, do que num ano inteiro no liceu.

Continuando com a minha ideia inicial, os dias têm passado, e tenho reparado, que ultimamente, neste ultimo ano, de 2009 para 2010, e de 2010 para 2011, têm surgido projectos para ajudar a melhor o mundo, não, não é a acabar com a pobreza e a fome, é para descobrir algo novo. Nova tecnologia, novas inovações.
Na área da robótica, na área sub-aquática, energias renováveis, carros construídos com Inteligência Artificial. James Cameron, realizador do filme "Avatar", é "requisitado", pelo exército americano, e pela NASA, para os ajudar a criar a inovar novos tipos de armamento ou a criar novas e melhores satélites. Sei que também é um experiente e profissional na área do mundo aquático, e já criou ou ajudou a conhecer melhor o fundo do mar. As viagens ao espaço, começam a estar cada vez mais à mão de uma família típica, da classe média.
A cada dia, surgem projectos, programas, web-sites, filmes, músicas, pessoas, que têm uma ideia, e criam-na.

O Facebook, é um fenómeno, mas já tem alguns anos, no entanto, o Twitter, e o MySpace, criaram aplicações corriqueiras, que ajudaram a inovar ideias que não conseguiam sair do papel.
O Linux, gerou o OpenSource, e com isso, já existem algumas dezenas se não centenas, de sites com milhares de Scripts em várias linguagens, que ajudam a inovar. Scripts melhorados, que são utilizados para trabalhar imagens, radiografias, raios-x, que acelera a leitura de uma retina humana, ou uma impressão digital.
E a apple, que inovou e continua a inovar de uma forma extraordinária. Mas não nos podemos esquecer que os iPad, ou algo semelhante, já existia muito antes. Eram mais pequenos e custavam 200€. Liam  documentos em .PDF, ou .TXT, e até imagens. Servia apenas para levar para a praia ou para quando se estava muito tempo parado, como por exemplo, à espera de uma consulta. Ou se ia numa grande viagem de comboio, carro ou de avião.

O mundo evoluí a um ritmo tremendo, e tudo se deve às novas tecnologias. Porém, continuamos tão atrasados como os macacos. Alguns de Uns evoluem, outros continuam na mesma. Cordeiros atados às coisas que consideram como um "dado adquirido". Já nem se perguntam porque apareceu, como, que inventou. E o que existiu para trás. Afirmo, aqui e agora, de que, como civilização, começamos-nos a esquecer das proezas feitas pelos nossos antepassados. E tenho pena, e uma profunda tristeza, que o mundo seja governado pelas massas!! Alguém cria umas sapatilhas que consegue contar os nossos passos, desenhar um mapa do percurso percorrido, das calorias perdidas, a bater do nosso coração, quais as áreas do nosso pé, que começam a fazer mais pressão no chão, ao fim de várias horas. Alguém cria essas sapatilhas... mas não as pode vender, porque as pessoas ainda não necessitam disso. Os mercados ainda não estão preparados.

Os americanos fingiram um atentado num dos seus aeroportos, e o avião permaneceu no chão. Em poucos dias, conseguiram retirar o sequestrador, e culparam as agências de aviões, por não possuírem a sua nova tecnologia, que permite ver através do corpo de uma pessoa. De conseguir saber se levam algo escondido.
Foi preciso preparar as pessoas, o mercado, para agora todos os aeroportos terem algo do género a funcionar.

Daqui por uns anos, todos os cães serão obrigados a andar com um chip de identificação.
E isso seria coisa que estava ao alcance dos mais ricos, e era para cães que realmente fossem muito importantes para a família.
Os carros de hoje, começam a guiar-se sozinhos. Começam a comunicar com os outros carros. Trazem sistema de GPS integrado. Acesso à internet, mini-televisores, leitores de DVD, Mp3, ligação ao telemóvel.
A suspensão, nos carros da BMW, se não me engano, estudam primeiro a estrada, calculam a distância dos buracos/ altos e baixos, e ajustam a suspensão e a força recebida por cada roda, para que não se sinta qualquer vibração ou sobressalto.

A internet começa a existir em todo o lado, e o frigorífico começa a ter IA (Inteligência Artificial).
Os miúdos de hoje, que nasceram daqui para a frente, nasceram dominados por ela, e será para eles, pensarem que o mundo existia e co-existia sem internet. Sem telemóveis, portáteis e computadores.

O mundo está a mudar, e tudo começa a ajudar para um futuro melhor e revolucionário.
Não evoluímos mais SÓ por causa da internet, mas porque a cada ano, evoluímos para uma espécie que começa a necessitar a interacção humano. Para criar.
Os animais existem de uma forma mútua. Ajudam-se, ou trabalham em conjunto. Tal como os lobos, os cães, os elefantes, macacos, peixes. Começamos a necessitar de trabalhar mais em equipa.
Resumindo! Precisamos de ajuda uns dos outros, para chegarmos mais longe. Daí se ter dado um salto tão grande quando a internet se começou a vender ao preço da chuva. Mas é pena minha, que a cada dia que passa, as pessoas se tornam mais consumistas...

Por incrível que pareça, tudo isto não passa de uma onda. Uma onda de acontecimentos que existe num circulo infinito, até ao fim do universo.
Tudo pode ser explicado com matemática.
Pode ser explicado com a "teoria dos 6º de separação", "Teoria da evolução", "Fractais", "Teoria do Caos".
Tudo existiu, ao calhas, num caos completo, onde só existia morte e vida efémera.
E com o tempo, e com a evolução do caos, num acto do acaso, surgiram as primeiras espécies de vida, em forma de vírus, quase do tamanho de átomos/ moléculas. (Teoria do Caos).
Através de experiências fracassadas de adaptação a um caos em mudança, as espécies foram evoluindo segundo as suas necessidades. (Teoria da evolução + Fractais).
A partir desse momento, todos se encontravam interligados, ou todos se interligavam de algum forma, a uma espécie no extremo oposto da árvore da vida, apenas e só por 6 ou menos indivíduos. (teoria dos 6º de separação).
E é esta ultima teoria que rege a internet. Os sites e as suas ligações a sites externos.
Assim se rege as nossas amizades, os nossos pensamentos, associações a uma cara que reconhecemos ao fundo. Prazeres.

Nos livros imagina-se, nos filmes coloca-se em prática, e nós, depois de criarmos, utilizamos da forma mais banal possível.
Será impossível, de uma forma natural, sabermos tudo o que sabemos sobre o nosso mundo e sobre o universo. A começar no funcionamento do núcleo da terra e de que forma consegue criar gravidade, ao topo da crosta terrestre submersa, onde existem micro-organismos, químicos, compostos minerais, etc etc. Perceber e compreender tudo isto, é uma gota num oceano. Daí também achar muito mal, implantes que ajudem a memória, ou que contenham toda a informação do mundo. Criaríamos coisas colossal-mente impossíveis nos tempos de hoje, mas também perderíamos o que nos matem únicos. A nossa vontade de aprender, de descobrir, de imaginar e criar coisas novas. Bem! O que não falta é coisas por descobrir e aprender. Se calhar por um lado seria muito bom termos essa capacidade. Muito provavelmente conseguiríamos descobrir curas, criar novas tecnologias, e um mundo... talvez mais consciente e que trabalhasse em conjunto para alcançar um objectivo. Conviver com a natureza de forma harmoniosa, sem causar qualquer dano ao planeta.  Afinal!, foi neste planeta que tudo apareceu. Mesmo que tenhamos vindo de outro planeta, enfiados no cu de uma rocha, foi aqui que nos adaptámos. E como é dito no filme "Guerra Dos Mundos" (re-make), realizado por Steven Spilberg:

"From the moment the invaders arrived, breathed our air, ate and drank, they were doomed. They were undone, destroyed, after all of man's weapons and devices had failed, by the tiniest creatures that God in his wisdom put upon this earth. By the toll of a billion deaths, man had earned his immunity, his right to survive among this planet's infinite organisms. And that right is ours against all challenges. For neither do men live nor die in vain. "

Todos os desastres, que envolvem 90% humanos, serão e tentarão ser corrigidos, de forma a não existir mais acidentes do género no futuro. Tal como os mineiros, as suas condições serão melhoradas depois deste desastre tão... conhecido mundialmente.
Morreram pessoas com o Maglev, e hoje em dia, os carris são ainda mais seguros. Um dos túneis construídos na Europa, sofreu um acidente e morreram algumas pessoas. Os novos túneis, têm novos sistemas informáticos, novas formas de ivacuamento.
Existe até um programa de TV, que "costuma" passar no Discovery Channel, com o nome: "Built From Disaster".

Estamos a evoluir, mas da pior forma para quem herdar este mundo.

O que conquistámos, o que lutámos... foi em tempos a palavra para ajudar na propagação da "paz".
Hoje, tudo é um dado adquirido, e não nos perguntamos: Porquê? Como era antigamente?

1 comentário:

  1. Sabes uma coisa quanto mais vejo o mundo no que está a tornar, a formar, no que algumas pessoas estão a fazer dele mais vontade tenho de me isolar de tudo isso e fazer como uma vez um senhor fez ir para o meio da selva. Certamente foi muito mais feliz e viveu muito melhor naquele pouco tempo que alguns na vida toda.

    ResponderEliminar