sexta-feira, 20 de abril de 2012

A publicidade da deseducação...


Porque é que a publicidade não é mais cívica?
Porque as empresas não têm a "obrigação" de educar os cidadãos. Porem, se defenderem um lado não/menos moralmente aceitado, são criticadas, "banidas", são lhes apresentadas queixas, e/ou em casos extremos, levadas a tribunal.

Um desses casos é o "reclame" do abandono de animais. Funeral. Foi banido por ser demasiado "triste", melancólico, fúnebre, emocionalmente desconfortante. Porque as pessoas preferem ver publicidade enganosa, sobre telemóveis, sobre a TMN, a Vodafone, sobre a nova moda, a note tendência, dos perfumes, dos festivais de merda, da musica de merda, das contas poupanças da treta! Do que ver uma "publicidade" sobre o abandono de animais, de bullying, de espectáculos, de reciclagem, sobre o cancro da mama ou no cólon do útero, sobre o combate à SIDA ou à violência doméstica, de cursos universitários, de vagas de emprego, de poupança económica, de publicidade em prol da educação e cidadania das pessoas, particularmente das crianças.
Mas é preferível ver publicidade sobre o novo telemóvel XPTO do que se se consciencializarem para o abandono de animais, violência doméstica ou problemas de higiene.

Sim, os desenhos animados já ensinam muito, se bem que há uns que só des-ensinam. E os pais, e os avósinhos e os professores..
Mas não chega! Como é que uma criança pode aprender o mais importante para se tornar um bom cidadão, educado com as pessoas e o mundo, se quando lhe transmitem essa informação a única coisa que ela quer é brincar e intrinsecamente descançar?
A hora de maior atenção já passou à horas, e estar a ensinar algo tão psicologicamente exigente, é como escrever a vermelho numa folha toda pintada de preto. Fica marcado? Fica. É fácil de perceber? Não.

O mesmo acontece com os adultos. "Já não tenho idade para estas coisas. Tenho mais em que pensar."
Como é que funcionou o fascismo? Não é de pequenino que se torce o pepino? E não podemos também educar, (MELHOR!!) Re-educar os pais de hoje? As crianças de hoje?
Eu abordo este assunto em Ser-se... .

Num país, onde pais fumam junto das suas crianças, e que sem pensarem nisso, a dão a fumar do seu fumo, vêm-me vocês criticar a mim porque critico e "culpo" a publicidade que dá na televisão? Vêm-me vocês dizer que cada um é dono de si e que devem saber o que estão a fazer?
Li à uns dias uma noticia que me chocou bastante: Governo quer proibir fumo nos carros com crianças.
Critiquem-me agora por eu criticar o que passa na televisão! Se me criticam por isso, então não têm consciência dos problemas que a televisão trás às pessoas.
Vocês, pais que fumam, gostam que fumem para cima das vossas crianças? Então porque raio também fumam para cima dos filhos dos outros?!? Têm consciência do mal que o tabaco faz? Têm sequer responsabilidade como pais? Têm? A mim parece-me que não. Se para além de não terem respeito para com os vocês filhos, então para os filhos dos outros ainda devem ter menos, mas eu é que sou o mau da fita por criticar tudo e todos... é esse o espírito!

Eu não estou aqui a criticar por criticar, estou a criticar porque sinto e acho que as coisas estão mal! Não estou aqui para moralizar, só para consciencializar, alertar, dar uma opinião, uma visão. Mas eu já faço a minha parte. Não gostam, existem mais blogs, e de certo que é preferível ouvir os comentadores das televisões do que me ler. Por isso não me critiquem, porque pelo menos eu tento dar uma razão, e vocês simplesmente criticam porque é fácil. Nem sequer precisam de explicar porquê, apenas criticam, sabe bem... não é? Exacto.

Outra coisa interessante, que não ajuda em nada os alunos, é os professores pedirem para fazerem trabalhos, quer em Word quer em cartolina e não lhes dar qualquer orientação ou explicação. Quem ensina? Ninguém! Eu não aprendi. Não na minha altura. Hoje estou +/- "preparado", por aprender com o trabalhos dos outros. A falta de organização é uma falha que persegue cada criança até à vida adulta se esta não for corrigida. E por falta dela, inventam disciplinas/ aulas técnicas para os ajudar nesse mesmo aspecto. Não há tempo para tudo, não é? Não há, porque os próprios pais e os próprios professores não querem! Enchem os garotos com trabalhos e mais trabalhos, com actividades extra-curriculares, e ao fim de semana, é só espetar os filhos num ATL e lá vão as mamãnzinhas para a manicure!! E os papásinhos para os campos de futebol ver a bola! Ou emborcar umas cervejas, é maioritariamente assim e não digam que não! Quanto mais ocupados tiverem os filhos, melhor, porque os pais de hoje e de ontem, não querem ser pais.

A falta de organização, devia ser algo ensinado a cada criança, desde tenra idade, mesmo na primária. Começam por arrumar os livros, os lápis de cor, as mochilas e os casacos. Depois no ciclo, é-lhes introduzido os trabalhos em cartolina, trabalhos em computador, etc. Não precisa de ser algo exaustivo, precisa de ser algo gradual, tal como é a matemática e a língua portuguesa, mas o problema com essas duas disciplinas, é que os alunos que não percebem tão facilmente ou com a mesma rapidez, ficam para trás, com dúvidas. Os únicos que se safam são aqueles cujos os pais sabem utilizar bem ou moderadamente as ferramentas para a execução desse tipo de trabalhos. Os pais deviam sentar-se com os filhos e desenvolver esse tipo de trabalhos juntos! Tal como fez o meu pai com aquilo que sabia e podia! Tive trabalhos pouco atraentes de boas notas? Tive, mas não foi por ser pouco inteligente, foi por nunca me terem sensibilizado e ensinado a fazer esse tipo de coisas, a estruturar os trabalhos, a procurar, a reter informação, a resumir. E quem devia ter a obrigação de me ensinar, nunca me ensinou.

É um problema, pois se a criança não é capaz ou não lhe é ensinada a ser mais organizada, o seu pensamento, atenção e aprendizagem nas aulas, em casa, no ATL ou seja onde for, ficam confusas, baralhados e só irão compreender as coisas que já deviam ter percebido à uns anos atrás, com uma idade muito mais avançada. Só comecei a compreender melhor o uso da história de portugal para uso de "cultura geral" e para as minhas próprias experiências, para uso pessoal, quando fiz 16 anos. Numa noite em que fazia parkour aqui na minha terra com uns amigos. Deu-se-me um vaipe, e compreendi na altura. Juntei os pontos e tudo se iluminou. Coisas que eu pensava que tinha esquecido ou que não serviam para nada, faziam agora sentido. Faz-me lembrar o filme "Limitless".

Criamos então crianças desorganizadas com problemas de organização de ideias e de informação, de matéria, de educação, de cidadania, de moralismo. E comercializa-se-lhes produtos, modas, ideias e emoções baratas (falsas), que não as ajuda em nada, só prejudica.

Existe um problema em todo este portugal. E todos sabemos que a televisão influencia muita gente em muito pouco tempo. Falo sobre a televisão pois é o que chega a mais pessoas, mas não se esqueçam da rádio, das revistas, dos jornais, dos posters na rua, nos panfletos, entre muitos outros.

Abordei um assunto também sobre a publicidade, sobre o trabalho de pessoas que não tinham valor nenhum para outras. Aquele monte de revistas...
Hoje em dia não se dá valor, quer ao individuo, quer à equipa, e li a razão de isso acontecer em portugal. Como se pode ler na revista Marketeer - Nº 189 Abril de 2012, das páginas 17 à 20.

Sem comentários:

Enviar um comentário