quinta-feira, 26 de abril de 2012

Inspiração divina...


Segundo escrito no wikipédia, sobre aquilo que é "A palavra de deus" em Bíblia, a própria bíblia é:
"É considerada pela Igreja como divinamente inspirada."

Se é uma inspiração divina, não prova que vem de deus. Outro facto interessante, é que foi escrito por várias pessoas, por 40 para ser mais preciso.
Trata-se de um documento doutrinário originalmente compilado pela Igreja Católica para orientação de suas doutrinas.
Para além de ter sido escrito de 40 maneiras diferentes, a mesma história, foi compilado, filtrado, escolhido a dedo, o que ficava e o que não ficava.
Porém, o interesse neste texto não é falar na bíblia em si, mas na maneira que foi escrita. E as histórias foram divinamente inspiradas. O que significa, que à mais de 2000 anos, o que a bíblia pretendia ensinar e explicar, era o mundo daquela época. Escusado será dizer que não foi escrito para Europeus.

Inspiração divina, tem muito que se diga sobre ambas as palavras.
Primeiro de tudo, o que é "inspiração"?

Inspiração é uma emoção, um sentimento, (ódio ou amor) que temos por algo que nos fascina e motiva a fazer algo. É um processo emocional como a endorfina, que está encarregue de nos injectar com doses de prazer/ansiedade quando andamos de montanha russa. É o prazer misturado com o medo.
Continuado. Inspiração é um acto que surge na nossa mente através de emoções. E neste contexto, inspiraram-se numa criatura suprema, super inteligente, poderosa e sábia. A razão de todas as coisas. Bem... não, ele não é a razão de todas as coisas. Aliás, ele nem sequer existe, porque, ou ele tinha enviado um livro cá para baixo, o que acho estranho, porque ele nunca escreveu na vida, e a escrita humana, incrivelmente, apareceu à cerca de 7000 anos, pelo que pura e simplesmente, não existe nenhum deus. É um facto.
Ou tinha também inspirado todo o mundo, já que ele está em todo o lado e em todas as pessoas. Mas não, preferiu "hipnotizar" apenas aqueles coitados que não tinham grande coisa para fazer.
Inspiração tem apenas um significado e várias áreas onde se pode usar.
Para eles, foi uma tentativa de explicar o nosso mundo através de algo poderoso que nunca compreendiam. Da mesma forma que antigamente se matavam virgens ou se faziam danças para os deuses darem chuva, hoje sabe-se perfeitamente como é que se formam as nuvens, do que são feitas, como viajam pelo globo, como é transportada a água, a que temperatura evapora, e... por incrível que pareça, o tempo continua imprevisível.

Deus pelos vistos não controla a natureza, mas pelo que diz na bíblia, criou tudo. Afinal parece que não.
Divino, é algo de maior, que transcende a compreensão. Não de todos os indivíduos mas apenas de alguns. Porque... ainda que não compreenda astrofísica e construção de satélites, posso dizer então que é algo que me transcende, que é divinal! Porque é fabuloso, consigo ver as implicações que isso traz ao meu quotidiano e no entanto, não tem qualquer conexões com deus, nem com jesus, nem com religião, mas com electrónica e muita matemática e física.

Neste momento, a bíblia acaba de ser queimada. Não é mais do que um conjunto de folhas, de histórias, de moralismo, de ciência arcaica para tentar explicar e ensinar como funciona o nosso mundo e porque é que é assim. Basicamente, ele é assim porque deus quis. Não, não é porque deus quer, é porque é assim mesmo à milhares de milhões de anos. A própria palavra "biblia" não pertence à igreja, é uma palavra que conjuga várias outras. É uma palavra que expressa um conjunto de palavras. Neste caso, uma bíblia de códigos para computador, é um apanhado de todos os códigos/cheats para jogos de computador. Os chamados Almanaque. Mas o termo bíblia, também foi usado antes. E foi usado, e acredito, para englobar um conjunto de histórias, de ciência, de tecnologia. Bíblia tem implícito a palavra "biblioteca" e a biblioteca é um local onde se guardam vários livros. Pelo que, na altura a imprensa ainda não tinha sido inventada, e era necessário dar um nome a um conjunto de ensinamentos. De alguma forma, tinha-se de ensinar os padres e os reis a ler. E como todos sabemos, as folhas de papel, com o tempo começam a ser comidas ou a ficar frágeis. Uma prova disso são os papiros, que com húmidade e calor extremos, podem danificar e fazer o papel perder a sua consistência.

A inspiração divina, não necessita de ser feito através de um pensamento sobre uma criatura poderosa, pode ser perfeitamente sobre um cavalo alado, uma constelação. É algo divino e deus não é mais nem menos que zeus, pois ele, tal como todos os outros, foi criado pela imaginação.

Ontem de noite apercebi-me de algo. Antigamente os nossos antepassados acreditavam que o Sol nascia todos os dias. Que nascia mesmo de Nascer. Que tinha uma morte, um tempo de vida. E se nós próprios também acreditávamos que quando vinha a escuridão, morríamos por uns momentos? Bem... isso ficou fora de questão a partir do momento em que tivemos de nos manter acordados à noite, quer no topo quer no sopé da árvore a vigiar o perímetro de predadores.
O que é interessante, pois foi deus que fez os animais, e no entanto, se tiverem possibilidade somos caçados e comidos. Não me parece uma boa pessoa esse grande e sábio deus.
Para castigar? Limpava-nos de uma vez.  "-- Mas nem toda agente é má!". Tens razão sim senhora, mas então explica-me porque é que quando ocorreu o dilúvio, que sinceramente foram centenas deles ao longo da nossa história, porque é que apenas a família de Noé é que foi salva? E as crianças? As crianças que morreram afogadas! Que mal fizeram a deus para serem castigas daquela forma? As crianças não têm "pecado". São crianças, são inocentes, mas no entanto deus matou-as. Que giro. :)

A bíblia é apenas um livro de histórias, não é a palavra de deus, se não tinha sido ele a escrever. Para além de que "divinamente inspirados" não significa que tenham sido controlados por deus, mas pelas suas emoções. É através da inspiração, do desejo de fazer melhor, de chegar mais longe que nos inspiramos a nós mesmos, que nos glorificamos abstractamente através de emoções, imagens, cheiros, ideias para criar uma obra prima extraordinária. E a bíblia... está longe de o ser. Considero mais importa os "Lusíadas" e as Odisseias como escrita e história literária da nossa conquista como espécie humana, como mamíferos.
Seja-mos sinceros, já todos lemos histórias muito mais bem escritas e interessantes do que esse livro com um enredo que deixa muito a desejar, cheio de falhas, de lacunas, de erros, de múltiplas interpretações, enfim... Se querem ler um bom livro Harry Potter ou O Senhor dos Aneis, parecem-me livros muito bons, com uma excelente história, lutas e dragões que fazem saltar da cadeira e... estão muito mais bem escritos.

Inspiração divina = Palavra de deus? É esse o espírito!


Podem ler mais sobre este assunto:
A razão da inexistência de deus...
O que é o "mal"?
Porquê acreditar em deus?
Relegiao...
Enstein - Carta revelada...
O Baptismo...
Relegião e a Educação do sec.XXI
Pk nao querem, estudos sobre os seus deuses?
Satanismo
Para os católicos!!

Sem comentários:

Enviar um comentário