domingo, 15 de abril de 2012

Porque é humilhante peidar em público?


No seguimento do post anterior "Porque é humilhante cair em público?", no comboio surgiu-me outra pergunta.  Obviamente surgiu porque estava com gazes, e melhor oportunidade do que esta para estar precisamente na mesma situação, em me sentir lesado, para além de tentar dar um resposta.

Não é o facto de ser só humilhante, os outros sentem-se incomodados, mas há algo pior. Somos vistos como pessoas não saudáveis e isso afasta. É uma certa influencia, pois gostamos de nos dar/conviver com as pessoas +/- saudáveis, limpas e higiénicas. Não quereremos apanhar germes nem doenças. É algo natural e instintivo a qualquer animal, mas nós como percebemos que também existem doenças e germes no nosso corpo, temos maior receio.
O cheiro incomoda é certo, e também podemos acusar alguém, ter nojo e até odiar.
Mas qual é a razão? Porquê esta reacção?
Porque imitamos os outros? Em parte sim, mas porque torcemos o nariz a tudo o que cheire mal. É uma característica de "todos" os animais. Afastarem-se de cadáveres em putrefacção, pois significa que ainda podem haver predadores por perto. É algo que nos protege. Se algo cheira mal, é provável que nos faça mal ao organismo. Mas nós não nos comemos uns aos outros, qual é a razão então? É a que disse acima.
Podemos não comer algo, mas isso não nos proíbe de ter uma opinião sobre essa coisa.
Implica que é um animal com uma saúde péssima, possivelmente com vírus e doenças. É uma fardo, um peso e um incómodo, já se sabe. É alguém com quem o nosso sente de imediato repulsa de acasalar (caso seja do sexo oposto), se for um amigo, queremos distância durante algum tempo. E porquê? Porque cheira mal, incomoda, e de certa forma, está a fazer-nos mal. Não é uma competição entre dois machos, não é de todo uma luta, é também de certa forma, incomodar, de "violar" o nosso espaço.

Neste caso a vergonha é a consciência de que sabemos que ninguém nos vai apoiar ou desejar, inclusive, de que cometemos um erro e que não há forma de o remedir, não é algo corrigível ou do qual podemos voltar atrás. A vergonha é um estado que nos coloca "submissos" sobre alguma coisa "maior".

1 comentário:

  1. Bem o titulo fez-me rir :D
    Rir no sentido de...ninguém fala do assunto ou evita. É fantástico :D
    Mmmm eu sinceramente acho que dar um “puf”não é assim algo de tão mau. Isto é, é incomodativo sim, é admito. Mas se pensarmos bem é necessario para o organismo. Por essa maneira de pensar, ninguém daria “pufs” porque, como dizes, incomoda quem está à nossa volta. Mas nós nao temos control, é o nosso organismo que nos impõe, ou fazemos o que ele nos manda ou aguentamos. E esse aguentar vai ter consequências para nós que aguentamos. Se eu aguento os gases vou-me prejudicar a mim e só a mim, quem me rodeia vai agradecer claro, mas e os meus intestinos? Eles vão ficar com dores e angustiados, ou melhor eu vou ficar. Se eu não me preocupar com o bem-estar dos meus intestinos quem ficará? Ninguém. É natural soltar os gazes se não fosse um bem necessario não existiria. Agora está na mente de cada um a maneira de encarar. A pessoa que está com gases tem que saber ter educação e de se dirigir a um local que não contenha gente e assim solta-los, fica aliviado e não incomoda ninguém. Agora existem situações extremas onde não podemos escapar, e toda a gente já deu um “puf” com pessoas à volta e sentiu-se incomodado por ter feito o que fez, porque sabe que sentiram o cheiro. Mas o cheiro evapora-se e 1 min depois já ninguém se lembra. Quando os bebés têm gazes a reacção dos pais é fazer com que a criança os soltem, fazem massagens e mil e uma coisas para o bebé ficar bem. Porquê? Porque ficam angustiados por ver o sofrimento do seu filho e querem alivia-lo. Esses pais ficam incomodados com o cheiro dos peidos dos seus filhos que estão em aflição? claro que não. como os bebés nós crescidos temos as mesmas aflições, agora cabe a nós ter educação e evitar constranger os que nos rodeiam.

    OBS.: O mau cheiro pode salvar e evitar enimigos na natureza como é o caso da doninha-fedorenta, ela agradece esse bónus que tem. Por isso, tudo tem um lado bom, até o mau cheiro (não é que me agrade cheira-lo, mas sei compreender :D)

    Sim o ser humano tende a afastar-se do que cheira mal e é compreensivel. Mas o mau cheiro, nem sempre tem ligações assim tão más, apesar de desagradável.

    Um bom texto, um bom lembrete que afinal todos têm as suas necessidades e que não se é uma máquina para aguentar certas coisas que o nosso organismo impõem.

    Gostei.

    Bj
    LIA

    ResponderEliminar