segunda-feira, 26 de março de 2012

A genética do Eu... [2]


Continuando o post anterior, A genética do Eu... , falta-me abordar o temo das cirurgias plásticas, quer seja por doença hereditária, quer seja um acidente, operações de reconstrução, cirurgias, transplantes, entre outros.

Transplantes - Um coração novo e forte torna-se hereditário?
Operações de Reconstrução - Os filhos herdaram as novas feições do pai/mãe?
Cirurgias plásticas - Alterações a nível facial, rabo, peitos, braços, serão transmitidos para os filhos?

É possível ou o ADN sofre uma "mutação"/alteração devido às cirurgias?
É sabido que as doenças hereditárias têm uma probabilidade de aparecer nos filhos acima dos 50%, se ambos os pais tiverem a "doença", as hipóteses sobem para 80%.

Agora a questão não é esta, mas sim, se por exemplo, se curar a doença dês de cedo, se ela se vai manifestar nos filhos que essa pessoa tiver. Não sei... acho que ainda nem se estudo muito bem esse assunto, mas é algo que nos leva a outro problema que muitas crianças enfrentam, que é terem de utilizar um aparelho para os dentes. À coisa de uma semana no comboio à vinda para casa, pude conversar com umas colegas, e o assunto era sobre aparelhos. Uma delas disse que o rapaz X tinha tido aparelho e que agora tem uns dentes muito bonitos. E eu disse-lhe:
-- O rapaz pode ter dentes bonitos agora, mas não te esqueças que isso não significa que os filhos dele também terão os dentes bonitos.

É algo hereditário. Corrigir os dentes não corrige o problema a nível do ADN. Corrigir os dentes não significa que quando tiver filhos, também nasçam com os dentes bonitos como os do pai. Como vi à uns anos num documentário, cujo o nome não me recordo, abordaram precisamente este assunto das plásticas, e aproveito para falar nele também, em que, um casal se submetia a cirurgias plásticas para ficarem fisicamente atraentes. O homem atraente às mulheres, e a mulher atraente aos homens. E um dos comentários dos médicos foi que os erros a níveis físicos, nariz, braços, bochechas, lábios, testa, cabelo, peitos, dedos, pés, não desapareciam, permaneciam. Tinham agora era uma máscara por cima de todos aqueles erros e imperfeições, digamos assim, que nascera com eles e/ou que eles próprios herdaram dos seus pais. E se eventualmente se apaixonassem um pelo o outro, o resultado seria uma filho como todos os problemas físicos e hereditários que ambos os pais tinham. Resumindo, o filho seria uma criança normal, uma aberração da natureza, já agora, e os pais as pessoas mais belas do mundo.

É um problema grave, sério e que deve ser debatido, que existe na nossa sociedade. Por um nariz torto com um cirurgia pode originar em falsos "bons" bebés. Nós queremos deixar cá na terra para perpetuar a espécie humana, os melhores, os mais fortes, os mais belos, os mais inteligentes, os mais capazes e audazes, e não aberrações genéticas, com doenças e deformações físicas. Este tipo de pessoas não pensa nas consequências a logo prazo, apenas querem ser aceites na sociedade, tal como toda agente é óbvio, mas deixar que sejam submetidas a cirurgias para tentar corrigir um problema que nunca irá desaparecer do seu código genético, é um atentado à espécie humana. É por isso que nascem crianças com deficiências ou até mesmo mais feias. E não sejam mesquinhos e sensíveis, temos de falar e tratar os problemas de frente e não de esquina! Não é tabu! Parece mal? É normal, é um assunto que muita gente tem medo em discutir porque não sabe o que é ser deficiente. Não sou frio, eu deixo que as pessoas façam as escolhas que acharem melhor para elas, mas não é por deixar que não tenho opinião e que não a demonstro e discuto.

Pessoas que ficam paralíticas é uma coisa, pessoas que nascem paraliticas devido a problemas genéticos, é outra totalmente diferente. As ideias de Hitler eram exactamente estas, acabar com erros genéticos, atrasados, mongolóides, deficientes e bebés com problemas graves. Porque achavam, e ainda hoje acham, que descendem de uma raça/linhagem de extraterrestres. Como se pode ver em: Ancient Aliens - Aliens and the Third Reich.
E isto levanta algumas questões que coloquei ou deixei no inicio deste post.
O facto de as pessoas se submeterem a cirurgias para corrigir estes "erros", este problemas físicos, possibilita hereditar as correcções que foram feitas? Não acredito. Pelo simples facto que nada muda o ADN de uma pessoa a não ser que seja através de químicos radio-activos (bomba atómica), ou a pessoa ser criada em laboratório. Então "sabemos", que não é possível. Por isso podem parar de pensar que os vossos filhos vão ficar tão lindos como vocês depois das plásticas, seja ao que for, porque os genes é que fornecem a informação, não os músculos.
Porém, também eu não sei até que ponto os músculos guardem realmente informação genética, memórias ou parte da nossa personalidade. Existem partes do nosso corpo, que com acupunctura vitalizam e melhoram a saúde de alguns órgãos. Inclusive olhos, pernas, pés, mãos, pescoço, entre outros.

Uma reconstrução facial, não significa que os filhos terão semelhanças com a nova cara do pai ou da mãe. Pelos mesmos aspectos que referi a cima. Porém, será que os genes, com muita persistência do próprio cérebro, é capaz de alterar e fazer acreditar ao nosso corpo que realmente que aquela é realmente a nossa cara?


O transplante de corações, de braços, orelhas, pernas, implica uma observação atenta para o resto da vida, quer sejam ou não compatíveis. Existem medicamentos a tomar, mas também pode não ocorrer nenhum problema. O que me leva a perguntar, em ambas as afirmações, se essa nova parte do corpo é passada do pai para o filho, da mãe para o filho. Como se falou um pouco acima, os músculos guardam informação? Leiam o texto anterior onde também falo dessa possibilidade. Eu não acredito de todo que a força do novo coração, ou que as pernas transplantadas de um corredor poderão passar para os filhos, mas existe muita investigação em volta da hereditariedade em desportistas, como também refiro no texto anterior. É possível? Não posso dizer com certezas absolutas, mas não acredito muito. Porque os genes originais não foram modificados.

Um acidente, que pode deixar um pai ou uma mãe paraplégica, como já surgiu em várias vezes em documentários, não significa que o filho nasça com o mesmo problema, por que pode nascer tão ou mais saudável que os próprios pais.

Mas pensemos no seguinte, será que o próprio homem, poderá, através de algum tipo de trauma, quer físico ou psicológico, criar uma remessa de espermatozóides "deficientes"? É bem provável, e as mulheres? Também poderão ter, por uns tempos, um ovo pouco saudável. O que significa então, que uma pessoa pode nascer deficiente, não por culpa directa dos genes, mas por culpa dos corpos dos pais. O mesmo problema/ situação surge nos macacos, lobos, gatos, entre outros, e nesse ponto de vista, a matilha/grupo deixa a mãe e a cria para trás. Pois sabem que é um peso para todos, quer para fugir de predadores, quer para alimentar.

Outra coisa interessante é a de passar para os filhos, a mesma capacidade cognitiva que os pais tinham no momento da sua concepção. Também falo disso no texto anterior. E ainda que isso possa ser de todo descabido de acontecer, os pais terão muita influencia no meio ambiente do seu filho, pois ele irá absorver tudo o que conseguir, quer seja bom, quer seja mau. E é algo que os teólogos de Extraterrestres, que  manipularam um ancestral antepassado nosso, para podermos aprender mais depressa, correr mais depressa, procriar-mo-nos melhor, hereditarmos inteligência e genes ainda mais fortes. É uma simples teoria, mas como todas, têm o seu valor. O que explica, segundo alguns teólogos, a razão do Elo perdido no ser humano, se bem que isso hoje em dia está um pouco fora do plano de evolução de Darwin, porque já se descobriram bastantes fósseis que provam a nossa evolução do símio e não como intervenção divida ou extraterrestre. Mas! Não deixa de explicar a razão de conseguirmos aprender tão depressa, e estarmos "geneticamente" preparados para caminhar quase sem incentivos. E para quem não acredita nisso, e acredita que os estímulos fornecidos pelos pais, de os agarrar pelas mãozinhas e fazê-los caminhar é realmente a razão pelo qual andamos, deve ter em atenção o filme: ... Que fala sobre um rapaz que é encontrado na floresta. Se em parte o incentivo, como muitos apenas acreditam ser só o que interessa, a capacidade de andar não é esquecida ou perdida, mas sim, mais ou menos estimulada. Bem, por um lado terão razão, porque há quem necessite de "aprender" a andar novamente, neste caso é dar uso aos músculos e treiná-los, e ensinar-los a agir e a corrigir o balanço do próprio corpo.

Informações sobre crianças que nasceram ou viveram parte da sua vida na floresta.  10 Feral Human Children Raised by Animals

Como já leram, sabemos que a inteligência pode ser transportada através do ADN, daí a razão de haver dadores de esperma e cada um estar na sua categoria. Poderá guardar informação? E será que a informação existente em transplantes, pode ser passada de pais para filhos? De certeza absoluta que quem possuir uma bexiga sintética não irá passar nada!

Aquilo que somos e adquirimos desde que somos bebés atá aos 10 12 anos, não se altera, é a nossa personalidade. O que acontece, é que aprendemos a lidar melhor com as situações, mas continua-mos a ser nós, com a "mesma" personalidade. Somos mais conscientes e compreendemos melhor o que nos rodeia, as nossas opiniões formam-se com o tempo, mas a personalidade inicial perdura. Mas há quem cresça e há quem continue na mesma.

Continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário