sábado, 5 de dezembro de 2009

Gémeos...



Apesar de ser gémeo...
E algumas pessoas não se aperceberem à 1º, elas... ficam espantadas.

É difícil ter gémeos, mas... é realmente importante saberem se somos ou não gémeos falsos ou verdadeiros?

Mas ainda assim, apesar de termos as nossas diferenças como personalidade e gostos de roupa, e talvez um pouco na música...
As pessoas continuam a não conseguirem destingirmos-nos.. e ás vezes até mesmo os meus pais.
A minha mãe diz que por vezes tem de nos ouvir as vozes para saber quem é um ou quem é o outro.

Trabalho no Lidl, e hoje tive na caixa com o meu irmão...
E um senhora disse, são muito parecidos...
E eu... "-- somos parecidos não, somos gémeos..."

Apesar de ter o cabelo mais comprido que o do meu irmão... e no lidl o atar, as pessoas com quem trabalho e por quem passo na rua continuam a confundir-nos...

Assim foi na escola, e continua a ser durante quase 15 anos, pois não me lembro de aos 3 anos me confundirem com o meu irmão.
15 longos anos de troca de nomes, fez-nos... e faz-nos, responder pelo o nome que não é o nosso.

E é aí, que ao respondermos por outro nome, que quase instintivamente sabemos quem quer quem... quem está a chamar quem.
A primeira vez que fui para a Escola Profissional Vasconcellos Lebre na Mealhada, os meus colegas de turma, tratavam-nos pelo 1º nome... o que, me chocou bastante, e até era um nome que na altura me custava a aceitar, pois era tão raro ouvir Paulo da boca das outras pessoas... o que sempre ouvira foram os gozos, do "motoreta", "vais de mota ou de bicicleta?".

Achava tão estranho, que por vezes não aceitava que fosse esse o meu primeiro nome, mas sim "Mota".

No entanto.. apesar de com o nosso crescimento, termos sempre ouvido as pessoas perguntarem se éramos gémeos, se éramos falsos ou verdadeiros... e de ver na cara das pessoas o deslumbre e quase que... oportunidade rara de falara com gémeos...

Quando olho para outro par de gémeos, quer seja de pequena idade, jovens, ou adultos... sinto o mesmo deslumbre... apesar de eu mesmo o ser.
Vem-me à mente as vezes sem conta, que as pessoas nos pediam para nos pormos um ao lado do outro...

Talvez eu ache fascinante ver outro casal de gémeos, pois eles não se vêm muito... e das vezes que já fui aos centros comerciais, e até saiu bastante... xD
"Nunca" encontrei... uma vez quando era puto, no Continente em Coimbra vi 2 grandes rapazes gémeos... magrinhos e altos.

E na minha vida de escola, aqui na minha zona, e que eu conheça, já convivi e vi...
4 casais de gémeos. 3 casais de raparigas, e 1 de rapazes.
E todos eram diferentes do seu irmão... muito unidos, simplesmente como irmãos, mas... não passavam disso mesmo, irmãos.

Não somos telepáticos, nem sofremos se um apanhar de alguém...
Somos pessoas comuns com irmãos. E compreendemos-nos bem, porque passamos muito tempo juntos.

E ainda assim... como explicam a nossa diferença? a nossa mentalidade, os nossos gostos, os nossos medos distintos?

Quando olho para ele, quando lhe falo, quando comunico e partilho, quando vivo uma experiência... olho para ele como... um simples irmão... talvez um amigo, um confidente, um canto em mim que guardo com carinho, alguém em mim que me completa e com quem posso ser sendo compreendido.

Um "amor" de gémeo, é quase como um namoro verdadeiro e sincero.
Não é mais do que um reconforto que encontramos e que a outra pessoa nos dá.

E também nós ás vezes não nos entendemos...
Também nós ás vezes estamos em desacordo.

Ser gémeo, quando penso nisso, não lhe dou assim tanto valor, ou entusiasmo, apenas penso: "sou gémeo, e depois?".
Terei algo mais por o ser?
Ás vezes gosto de pensar nisso, e faz-me sentir bem, mas outras... preferia ser uma pessoa diferente do meu irmão... à pessoas chatas... xD que fazem demasiadas perguntas.

E para ser sincero... das vezes que vou ao Fórum de Coimbra, ou ao Dolce Vita, ou onde quer que vá... as pessoas parecem nem reparar em nós.
Não olham, não comentam, não vêm...

Parece que afinal ser-se gémeo não é lá grande coisa... :)

Eu podia falar de muita coisa.. xD mas amanha tenho de trabalhar e levantar cedo, por isso deixo o resto para outros posts. ;)

1 comentário:

  1. eu cá sinto-me muito feliz porque nos vossos hi5, quando têm fotos juntos, eu consigo distinguir :b

    ResponderEliminar