sexta-feira, 19 de abril de 2013

Deveria ser proibido ser-se tão irracional...

[Parque na estação de Comboios da Mealhada]

O esperto que criou este sinal, certamente não teve consciência ou inteligência suficiente, se calhar até tempo para pensar um bocadinho na barbaridade ortográfica que estava a fazer quando decidiu escrever este aviso, para alertar, avisar e proibir algum tipo de animal.
O problema nem está no simbolo, porque no censo comum, um pessoa irá perceber que não está "proibida", a não ser que assuma as responsabilidades, de levar um animal doméstico, um animal próprio, para o parque.
O grave problema com este sinal, é o facto de falar em todo e qualquer tipo de animais, que passarei a explicar. O que está bem visto, de uma certa perspectiva, porque se eu levar um crocodilo de certeza que iria ficar sozinho naquele parque e isso não tem muita piada a não ser que eu goste de ser parvo. E de certa forma, até evita confusões maiores, pois se eu levar para lá uma iguana ou uma tartaruga, não existe grande problema, mas se o vizinho do lado não pode levar o seu cãozinho ou o ricalhaço não puder levar o seu elefante, então ninguém pode levar nada e acabou a confusão. O grave problema é falar em todos e não só em alguns.

A dúvida não está no facto de não se poder levar um animal. O erro "grave" está na frase. E muitos irão achar que está muito bem feita, que proíbe quaisquer animais. Tudo bem. Mas se eu te perguntar:
-- O que és?
O que respondes?
-- Sou uma pessoa. Não sou nenhum animal. Não sou um cão, nem um gato ou um periquito  Sou uma pessoa, sou um humano.
Aí é que te enganas redondamente! És um animal, tal como um cão, tal como uma cobra, uma girafa ou um macaco. A única diferença é vivemos numa sociedade com regras.

"Proibido o acesso de animais", está a proibir o acesso até mesmo a nós, animais. Pois antes de seres uma pessoa, és um animal. Como eu tanto já falei por aqui. Logo... se proíbe todos os animais, nem tu nem eu somos autorizados a andar por lá.
No entanto, o problema não poderia ser resolvido de forma fácil, pois se acrescentássemos a palavra "domésticos", ficando então: "Proibido o acesso de animais domésticos", isso levantaria outras questões, como por exemplo:

  • O que é considerado animal doméstico?
  • Ficaríamos proibidos de levar cobras ou cavalos para o parque? São animais domesticados mas não são domésticos.
  • O que acontece com animais "vadios" que vagueiam pelo parque?

Obviamente, os animais não sabem ler sinais a menos que lhes seja ensinado, como já foi comprovado. Mas, e animais vadios? Não podem ir para os parques? Estão proibidos, é um facto, mas não são de ninguém. Quem assume a responsabilidade? Chama-se o canil e espetam-se com os cães e gatos abandonados em jaulas à espera que morram? Provavelmente seria o melhor a fazer.
Outro grave problema é quando se proíbe a entrada de animais no parque para que não o sujem com necessidades, e damos de cara com lixo urbano espalhado por todo o lado, mesmo que existem 20 contentores e baldes do lixo num raio de 10 metros. Proibimos animais para prevenir dejectos, que podem ser apanhados pelos donos dos mesmos, mas não se proíbem as pessoas de deitar lixo para o chão, de sujar, de estragar, partir e vandalizar. Não... o grande problema são os animais, e não as pessoas.
Culpar as pessoas? Pagarem multa? Para quê? As pessoas são inteligentes, sabem o que fazem e depois pagam as consequências. Algo mais ou menos assim.

Deveria ser proibido ser-se tão irracional... sujar, estragar, vandalizar, destruir. É-o, mas o que se pode fazer? A policia que devia fazer as coisas, não faz um carago e somos nós que vamos educar quem já tem idade suficiente para votar, conduzir, trabalhar e ser pai de filhos com 20 anos!? Deixamos-nos estar quietinhos porque não queremos confusões e não viemos para educar. Mas é preciso falar e chamar a atenção das pessoas burras, que de facto estão a ser muito burras.
Tal como o facto de os pais fumadores, fumarem para a cara dos seus filhos ou junto dos seus filhos, como se tivessem a comer um gelado, todos em convívio. Será que estas pessoas não têm consciência das atrocidades que fazem!? Desconhecer certas coisas... não estar informado, ainda compreendo, mas serem tão obtusas e ignorantes, já é um problema, e parece-me que é hereditário.

Perante um sinal destes, todos sabemos que estamos proibidos de levar qualquer animal, seja ele qual for, e isso inclui-se a nós mesmos, mas pronto, vou fazer vista grossa nesse "pequeno" ponto, mas nada nos diz que estamos proibidos de nos comportarmos como animais irracionais, ou agir pior do que macacos exaltados.

Animais irracionais a agir de forma estúpida e pior que cães com cio. (video)
(Vejam o que acontece aos 0:33 segundos)

"Mantenha o espaço limpo!"
Boa sorte com isso...
Escusado será dizer, que o parque onde se encontra este sinal, frequentado por jovens da EPVL, está repleto de piriscas de cigarro, filtros de cigarro, cigarros, caixas de tabaco, papeis, lenços, latas, embalagens do chocolate, vidros partidos, garrafas, palhinhas, pastilhas e etc. O problema não são os cães cagarem o espaço. São os donos deles e quem frequenta aquele parque. Não sabem estar e muito menos preservar.
E se os papás das crianças, conseguem ser pior do que elas, ou autorizam que os seus filhos deixem e atirem lixo para o chão, como queremos que portugal cresça? Só tem tendência a regredir e a pior/estragar o que muitos fizeram e alcançaram com muito esforço.

Animais espelhados como humanos...
O que faz dos humanos, humanos?
Inteligência Animal
A diversidade humana...

Sem comentários:

Enviar um comentário