quinta-feira, 18 de abril de 2013

Comentar em anónimo...


Responder em anónimo, neste caso falarei num blog e não por mim, mas pelo pensamento generalista no qual me incluo um pouco.

Um comentário em anónimo, é como alguém comentar sem cara, alguém ter medo de se mostrar e de ser identificado. Mas se não sabemos um nome ou não podemos ver uma cara, significa que foi qualquer pessoa que colocou ali aquele texto, quer de forma positiva ou negativa.
Se pode ter sido qualquer pessoa, significa então, que foi toda agente. Não sabemos quantos defendem as mesmas palavras. Não sabemos se foi alguém que nos é próximo se alguém que vem de longe.
Por tanto, se foi "presumivelmente" toda a gente, significa que o mundo está contra nós, e estar do lado de fora de um grupo, para algumas pessoas não é lá uma sensação muito boa...

Gostamos de ser bem vistos, que compreendam ou sintam os nossos textos ou comentários. Que pensem e percebam algo que mais ninguém viu. Sejam corriqueirices ou não, é essa a realidade. Faz-nos bem ao ego. Sim, neste momento falo de mim, mas não sou hipócrita, pois não sou como os outros. Que procura desesperadamente atenção através de textos bonitos e pomposos, que todos gostam de ler e falar. Escusado será dizer novamente, de que tudo o que escrevo, será para fazer pensar, para fazer sentir, para fazer imaginar e questionar. Uma visão diferente, de uma perspectiva diferente e um algo corriqueiro. De um algo que todos dão por garantido, sem fazer muitas perguntas.

Um aspecto importante que não posso deixar de mencionar, é que quando os textos se tornam muito críticos, as pessoas que se sentem ameaçadas e tocadas pelas palavras do escritor, tendem em comentar com "raiva" e pouco argumentos, só porque se sentiram prejudicadas psicologicamente. Sentiram desconforto ou de alguma maneira, espelhadas nas fortes criticas do qual não sabem aceitar ou argumentar bem, contra.
É raro existir gente capaz de acrescentar valor e informação a um texto já por si só, critico. O mais difícil, é conseguir argumentar, pelo lado negativo ou positivo, o que quer que seja. Ou acrescentar empatia verdadeira. Normalmente quando se trata de textos sobre namorados, de raparigas com o coração destroçado, porque acabaram ou outra razão "triste" qualquer, as restantes raparigas que passaram e passam pela situação, fornecem alguma ajuda psicológica, dão opiniões, ideias. Ajudam.
Por um lado é bom saber que não somos únicos e especiais, que os sentimentos e os problemas que temos não são apenas só para nós mas que acontecem com toda a gente. E por tanto, o intuito de um texto critico, não do lado da sociedade, mas contra o povo seduzido pela falsa realidade da publicidade, é fazer com que as pessoas ovelha, corram o fecho para baixo e dispam esse casulo e a máscara que usam para poderem dar um paço atrás e perguntar.

O problema de hoje em dia, é que as pessoas não perguntam nem questionam. Se as coisas começam a dar muito trabalho, preferem desistir do que continuar. Originando a comentários muito ortodoxos, que espremidos não deitam uma gota.
Comentário, só mesmo se for uma necessidade. Não estou contra, pois tenho muito deles em anónimos por aqui, de pessoas que nem faço ideia de quem sejam. E gosto quando tentam argumentar com algo que acham ter valor, mas que nem sequer se consegue perceber se estão a responder só para não estarem calados ou porque realmente sentem que o que foi dito não é justo. E sim, estou a falar muito dos textos em forma de critica que recebem comentários anónimos, pois penso que todos já conhecem os outros tipo de comentários que surgem.
Uns falam bem, outros são do contra, outros são perguntas, palavras carinhosas ou empatia, partilha de informação ou spam.

É difícil encontrar alguém capaz de perceber o que se escreve nas críticas. Muitas delas, é verdade, não valem nada e foram feitas só mesmo para criticar, sem acrescentar qualquer tipo de informação ou cultura, mas há aqueles que são escritos por pessoas diferentes, que são vistas como anti-sociais, esquisitas, brutas, frias, preconceituosas, ou com a mania de saberem que sabem tudo.

Quando alguém diz uma parvoíce, é parvo.Quando cinco pessoas dizem uma parvoíce, são parvos a multiplicar por cinco.Quando cinco mil pessoas dizem uma parvoíce o parvo é você.Livro - A Lei de Todas as Coisas de Richard Robinson

Sem comentários:

Enviar um comentário