terça-feira, 29 de março de 2011

Um resmungue fora do tempo... Bolsa de Estudo


No dia 04/12/10 enviei um email para o DGES, com o comprovativo do NISS da minha mãe, visto que o NISS no próprio site do DGES não estava a aceita-lo. Enviei um anexo com o comprovativo para comprovar que estava tudo bem.

No dia 03/03/2011, 3 MESES!!! depois, recebo a seguinte resposta:
Exmo. Senhor

Antes de mais, pedimos desculpa por só nos ter sido possível responder agora ao seu e-mail.

No entanto, informamos que, sendo aluno do Ensino Superior Público, deverá colocar as questões relativas à atribuição de bolsa de estudo nos Serviços de Acção Social da sua instituição.

Cumprimentos.

Tanto tempo para me responderem? E ainda disseram que me tinha de dirigir à minha escola? Fodasse! Mais valia terem estado calados e quietos! Depois de tudo ter ficado resolvido é que me respondem?

Outra coisa, foi a das respostas que recebi quando corrigi erros na minha conta, devido a um problema da Segurança Social que me tive de "corrigir" por 2 vezes.
Na 1º, ainda recebi uma SMS e um email, da 2ª vez, não recebi nada.
Esperei algum tempo à espera da SMS ou email, e enviei então um email à Assistente Social. Esperei mais 1 semana que me revisse o processo. Após essa semana, decidi ir falar directamente com a assistente, que em 3 tempos, verificou que eu "devia" ter feito uma "queixa" para o DGES. Só que o prazo dessa queixa tinha terminado em 22/03/2011, e já estávamos em 28/03/2011. Ao qual ela me disse:
-- Vocês deixam sempre passar as datas!
Bem, só posso dizer que deixei passar 2 semanas, à espera que o meu processo ficasse actualizado, e também não havia razão de apresentar queixa, pois estava tudo em condições.
Fui obrigado a enviar um carta pelos CTT, óbvio -.-, para o Presidente do IPC, para ver se me revia o processo.
E perguntou-me então! Em pleno século XXI, onde 65% da população portuguesa, segundo li num estudo, têm Facebook, porque raio não usam Emais!?! Fui pesquisar pela morada que a senhora me deu, encontrei também um e-mail, e enviei-o juntamente com todos os comprovativos que consegui arranjar, para ver se a "excelênticima superioridade" presidente do IPC, me podia rever o processo e dizer "SIM" ou "NÃO" à bolsa de estudo que me faz tanta falta.

Todos os meses fica mais difícil pagar as propinas e os passes de transportes. Todos os meses os meus pais vêm a dificuldade a aumentar.

E segundo me contaram, 600 alunos, só no ISEC, este ano lectivo, desistiram dos estudos devido à falta de Bolsa de Estudo. O que é preocupante pois, e devido a isto, muitos ficaram ainda piores, pois não têm ajudas para estudar, nem emprego. De certa forma, e não quero ser parvo, mas... o país continuará pobre de mentalidade, devido a este tipo de dificuldade com os estudos.
Se os nossos pais nos deram a nós, ou tentaram facilitar-nos mais a vida, o que vamos fazer NÓS pelos nossos filhos? Como será o futuro de portugal?
À coisa de 2 anos, o presidente da escola profissional da mealhada, disse-nos numa "palestra" de que havia falta de Engenheiros Informática. E ainda hoje! 2 anos depois, é difícil um técnico ou profissional da área da informática, encontra dificilmente emprego. Eu tenho um curso, e tive de ir trabalhar para as caixas do Lidl.
Ainda hoje se liga mais ao que uma pessoa sabe, ao seu desenrascando, do que propriamente as suas habilitações da universidade. Porque quem tem qualificações a mais, não tem emprego porque "merece" ganhar muito. Quem tem qualificações a menos, não é qualificado para executar uma função.

O pior é que é preciso o 12º ano para limpar retretes!

Sem comentários:

Enviar um comentário