quinta-feira, 24 de março de 2011

Batman no tribunal...


Aqui à uns dias tive de ir a tribunal.
Entrei, e fiquei à espera.
Entre tanto, passaram-se 30 min. Até que nos chamam.
Pediram-nos para lá estar às 14:30h, e só passado meia hora é que fazem a chamada?
Passado 20min, levam para cima, para a sala, um processo que envolvia policias. Ficámos à espera mais meia hora. Até que vejo a juíza andar de trás para a frente com alguns processos na mão. Bem... só me apeteceu rir! xD
Nunca pensei que os juízes em portugal usassem capas pretas! :D xD Parecia o Batman!
Pouco tempo depois, chamaram os acusados e os acusadores, e levaram-nos para uma pequena sala, para ver se chegavam a um acordo. Ficámos 1h à espera. Depois disso, sem acordo. Ficámos outra hora à espera, sem que nada ficasse resolvido. Até que decidiram adiar.
Desde as 2:30 até às 5h! à espera! É esta a justiça que temos em portugal? Demorarem 3h para fazer uma coisita?
É por isso que se demorar anos e anos, e ainda assim, nada fica resolvido! Porque as pessoas são tonhós! E não parecem ainda mais burras do que aquilo que pareciam quando andavam a estudar direito.
Parece que gozam com a nossa cara! Acham-se superiores e melhores, e no entanto, não sabem um chavo do que realmente se passa no processo.
Vêm para aqui agora dizer, que são muitos processos para uma só pessoa, e para um só advogado.
Já ouviram falar em recém formados? Em alunos que saiem das faculdades com curso de direito? Eu acho que não. Porque se dessem emprego a essas pessoas, acho que portugal talvez evolui-se um bocadinho, ou talvez se fizesse mais justiça.

Mas vão sempre pelo caminho mais fácil. Pelo caminho que envolve mais dinheiro. Pelo menos que entre nos bolsos deles. E é assim que forma bons profissionais? Que formam bons advogados? Que formam bons cidadãos? Sim senhor! Estou bastante orgulhoso!
À pois... a parte da educação fica para a religião, para os pais e para as famílias.
Pena que ninguém lhes dá essa... ou pelo lhes incute essa cidadania depois de entrarem na universidade.

É o país que temos. Um país de velhos, a funcionar para mais novos. Não são os novos que se têm de adaptar... são os velhos! Por isso que é ainda assim, portugal tem a mesma taxa de analfabetismo que tinha à mais de 20 anos! É por isso que tem fortes empresas que também trabalham para o estrangeiro e tem uma população com a maior taxa de analfabetismo informático.
E com grande infelicidade, que precisamos de utilizar uma capa! no tribunal, para destingir quem é ou não juiz. Bem... antes assim, do que usar perucas! -.-

2 comentários:

  1. Olha, já que tocas neste assunto, queria falar-te duma coisa. Eu estou a fazer um trabalho onde tenho de indicar as causas do insucesso escolar e onde crio um modelo escolar melhor do que este. Podias ajudar-me? Só precisavas de me dizer o que é que, a teu ver, se deveria mudar.
    Espero que não leves isto ofensivamente. Só to peço porque li aqui algures que tu não costumas ter grandes notas e reparo que tens grandes capacidades intelectuais. Gostava de ouvir o máximo de opiniões e parece-me que a tua pode ser boa.

    ResponderEliminar