domingo, 16 de dezembro de 2012

Pronta para arrasar?


Na revista académica, disponibilizada no ISEC no inicio do mês de Dezembro, "MaisSuperior" [Revista: PDF e Online], na secção com o titulo "Look At Me - Pronta para arrasar?" (pág. 14), descreve 6 maneiras "infalíveis" de uma rapariga se "embelezar" e "arrasar".
  • Batom
  • Golas
  • Unhas
  • Eyeliner
  • Saltos-altos
  • Fascinators
De uma forma muito elitista, manipuladora e comercial, manipulam a mente fácil de raparigas, ou que se acham as mais belas da universidade ou as mais feias. São dicas com um propósito, dar confiança, uma auto-confiança falsa, arrasar os "machos" e esconder as imperfeições que só elas podem ver.
Segundo o meu professor de Gestão, ele referiu a razão de se usar perfumes. Como todos sabemos os perfumes eram usados para esconder os maus cheiros. Mas apesar de estar provado cientifica e estatisticamente de que as pessoas, homens e mulheres, preferem o cheiro natural, não é essa a ideia que a publicidade, os filmes, livros e novelas passam para a sociedade. Sim, a sociedade é manipulada para comercializar, para vender e impingir, sem que ninguém se aperceba, produtos que não nos fazem falta nenhuma.

No livro "Mulheres Inteligentes Relações Saudáveis", no capítulo 12, "Os homens cometeram atrocidades contra as mulheres" (pág. 123), o autor explora um tema pouco falado pela sociedade ou na sociedade de hoje. Ele explica que as mulheres sempre foram repreendidas, maltratadas, não tinham direito ao voto e sobretudo no século XXI, tinham sido obrigadas socialmente a serem mais magras, a preocuparem-se com o aspecto físico, com o seu cabelo, com o seu cheiro, depilação. Obrigavam-se elas próprias a regimes de dietas para parecerem como modelos. Sempre foram oprimidas pelos homens e isso todos nós sabemos.
Porém, existe algo que não ninguém. As mulheres continuam a ser manipuladas e dominadas pela sociedade, pela moda, pela crença, pelo elitismo, são as que mais utilizam Redes Sociais, não fossem elas próprias, seres com natureza de "relações publicas".
Dominam o mercado dos cosméticos, dos perfumes, das roupas, do calçado, dos óculos, da alimentação, da higiene. Para dizer a verdade, elas dominam todo e qualquer mercado que preste serviços para ambas as partes, tanto homens como mulheres. Quem estiver de fora e vir as estatísticas rapidamente chegará à conclusão de que afinal a mulher não é assim tão vitima dos homens, que não é uma escrava e que com o tempo tem vindo a dominar o mercado mundial. Tem-se re-escrito e libertado dos séculos de opressão e escravidão, tanto sexual como psicológica. No entanto... apesar de dominarem o mundo, pois são de facto 3 vezes mais do que os homens, elas é que são as dominadas e manipuladas. O seu cérebro é alvo de constantes ataques publicitários, de imagens e ideais sociológicos, de marcas e produtos.
É por isso, que as mulheres são impingidas com uma imagem de beleza. Vêm-no nas celebridades, nas modelos, em capas de revistas e filmes.

Já repararam em revistas que falam de mulheres, em que do lado esquerdo surge um texto a falar bem da mulher, do seu aspecto físico  da sua beleza natural. Um texto que glorifica a beleza de cada mulher e de que elas não precisam de cremes de anti-envelhecimento, de pintar o cabelo, de usar maquilhagem porque já são bonitas? Se olharem depois para o lado direito, são imediatamente bombardeadas com publicidade de cremes anti-envelhecimento, de cremes para a cara ou para as mãos, de maquilhagem em promoção ou uma nova marca, de champô que dá mais brilho, de sprays que criam caracóis lindíssimos  de unhas de gel, de batom e roupas que realçam as "poucas" curvas do corpo.

Na revista de "Pais e Filhos" (ainda a designar), surge um texto de uma mulher grávida, que dá pequenas dicas de vestuário, que outras grávidas poderão utilizar para não perderem o "estilo", mesmo com uma barriga enorme.
Um dos que me chamou mais à atenção, foi o facto de ela indicar roupas com decotes, porque dessa maneira os homens e outras mulheres iriam olhar para o seu decote e não para a barriga mais abaixo. Não percebendo eu muito sobre o assunto nem a verdadeira razão para "esconder" a gravidez, apenas posso dizer o que eu penso sobre essa dica. As mulheres grávidas são feias? Uma barriga de grávida é algo indesejável? É algo que incomoda porque toda agente fica a olhar e a comentar que aquela mulher está grávida? Não era suposto ser algo bonito e festivo? O nascimento de um bebé é algo corriqueiro na natureza. Há milhares de milhões de anos que nos reproduzimos mas somos os únicos animais que festejamos um nascimento. Ora... se festejamos o nascimento, celebramos os seus primeiros passos como se tivéssemos ido à Lua, porque razão a sociedade se sentiria incomodada ao ponto de tentar esconder ou dar um toque e retoque no estilo de roupa? É verdade que existem roupas feias, confortáveis mas feias. No entanto, esconde-se ou tenta-se desviar a atenção.
O mesmo acontece quando se dá de mamar aos bebés. Há quem defenda poder dar a mama com ela destapada e há quem exija censura. É um acto normal que a sociedade tende em denegrir, em esquecer e desvalorizar. Porque dar de mamar aos bebés é algo pudico, feio e tabu, tem um seio nu à mostra e as pessoas ainda têm uma mente muito tabu. Mas quando é para mostrar na televisão, gente estúpida a beber leite de uma estrutura em metal com tetas a fingir de borracha que dá leite, já não é algo assim tão mau.


Para além do anúncio ser estúpido como tudo, talvez não seja tão pior como os anúncios da TAG Optimus, mostra a sociedade de jovens que habita neste país. Jovens sem cérebro, sem inteligência, sem emoção, sem vida, sem criatividade, sem qualquer tipo de educação e capacidades auto-cognitivas. Sem consciência. São o cancro que se espalha como fogo. São a doença do século. São o vírus que se vende. Manipulados por todos os meios de comunicação.
Algo que os apresentadores dos programas que passam em horário fazem muito bem, é vender ideias! E fazem-no tão bem que as pessoas nem se percebem. Não é mania nem é conspiração, é a realidade!

Tem-se criado uma imagem, uma marca, um modelo a seguir por toda e qualquer mulher. Antigamente dizia-se "Gordura é formosura", hoje se uma rapariga/mulher ultrapassar 2 ou 3kg do peso ideal, já é sinónimo de que está gorda e que esses 2 ou 3kg as vão deixar menos atraentes aos seus namorados ou aos homens.
Existe uma outra acção que se tornou tabu, quer de ser executada pelas próprias mulheres ou inquirida. Uma mulher evita pesar-se, evita saber o seu peso, e foge ou acusa de falta de educação, quem lhe ousar perguntar o seu peso. No mesmo patamar, encontra-se a famosa pergunta "Que idade tem?". Como se a idade fosse um problema para alguma mulher.
A estes duas grandes facadas, acrescenta-se o perfume, ou a falta dele. Se uma mulher não usa perfume, não é considerada de todo uma mulher, ou pelo menos, terá uma imagem de malandra, de preguiçosa, de despreocupada com a aparência, coisa que hoje em dia é impensável.
Como referi no texto "A minha tulipa...", as mulheres usam e abusam de técnicas que lhes permita entrar um parceiro sexual, um macho com o qual acasalar e ter bons filhos, com bons genes. Daí o uso de flores, de vestidos decotados, de cheiros (perfumes), de cores que atraem. O próprio salto-alto tem um barulho característico. Emite um som que transmite confiança, glamour, desejo sexual, virilidade, e fertilidade. É verdade que com o passar dos anos, as mulheres e os homens tiveram necessidade de chamar a atenção para o seu potencial físico e genético. Infelizmente, hoje em dia, essas duas imagens estão completamente manipuladas e alteradas. Tanto a nível psicológico como a nível físico. Pelo que as mulheres deixam de ser mulheres, e os homens deixam de ser homens para passarem a ser animais irracionais. Mas as mulheres não lhes ficam atrás, e tendem em querer dominar a opinião dos homens, do seu marido ou namorado, porque se acham no direito de usar e abusar do poder que nunca tiveram. Sou contra. Tanto ela como ele têm direito a expressarem-se, mas não de comandarem, manipularem ou criarem jogos e guerras psicológicas. Duas pessoas inteligentes têm uma relação inteligente. Consciente.

O problema de hoje, não vem só da sociedade, apesar de ser implementado com ajuda dela. O problema vem de uma geração de des-educação. Um grave problema de sentido de responsabilidade que os pais não querem assumir. Porque se os pais dessem uma educação de consciência, de respeito por si próprio e de auto-reflexão. Se dessem uma educação, não baseada nos padrões definidos pela sociedade, mas por eles próprios, não haveriam raparigas a olhar para fotos de modelos, a anorexia ou a bulimia deixariam de existir.
Como prova do deficiente e doente molde de corpo perfeito que foi criado e impregnado na sociedade pelas grandes empresas de moda, é a existência do grupo Pro-Ana. Que é a favor da anorexia extrema e descontrolada. Onde raparigas tomam laxantes e a única coisa que comem é verduras e muita água. Fazem as necessidades sempre antes de se pesarem, pois sabem que as fezes e a urina acrescentam pelo menos 2 ou 3 quilos.
O problema persiste nas revistas, como as que referi acima. Uma revista académica que incentiva às práticas de criar uma mulher totalmente falsa, quer de beleza quer de confiança. Uma revista que continua a vender os padrões tecidos pelas grandes empresas de cosméticos.
Publicidade como a da Yorn ou do TAG, que mostra uma mente irreverente, de excessos e com a ideia de que a vida deve ser "vivida ao máximo". Pensar no agora e deixar o futuro para depois. Fazer agora e pensar nas consequências depois. Agir primeiro, reflectir depois.
Porque só se deve começar a pensar em cuidar de um filho quando ele nos aparecer nos braços. Só se deve preocupar com certas coisas quando se chegar à altura.

O problema das pessoas, é acharem que tudo é um dado adquirido. Não querem saber porquê, quando surgiu, como foi inventado, porque é que é assim e não de outra maneira. Um pouco como o que aconteceu com o livro "As 50 Sombras de Grey", que de um momento para o outro foi um sucesso de vendas e que toda agente andava a falar dele. Pois é mentira. Foi uma estratégia de markting para vender um livro que foi criticado duramente por ser algo como o Twilight mas para mulheres adultas. Implementaram uma mentira nas capas do livros com os post-its a dizer "Sim, este é o livro de que todos andam a falar", e na verdade, ninguém conhecia o livro, e no entanto já era um sucesso de vendas.
É com mentiras destas que a mente das pessoas é manipulada e configurada. Paul Joseph Goebbels, ministro da propaganda nazi de Adolf Hitler, tem uma das frases mais célebres, que é hoje em dia utilizada pelas grandes empresas que querem esconder ou omitir algo que poderia significar perda de mercado ou desestabilização social.

"Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade."
"Torne a mentira grande, simplifique-a, repita-a, e eventualmente todos irão acreditar nela." - Adolf Hitler

Neste caso, a grande mentira é oferecida às mulheres, com as grandes publicidades de roupa, moda, beleza, fisionomia. Até a lingerie é vendida apenas até um certo tamanho para as obrigar inconscientemente a perderem peso, a fazerem dietas e se sentirem feias ou indesejadas, gordas ou com peso a mais, para comprarem produtos e dietas de que não precisariam se não fossem tão fáceis de manipular. E afirmo-o que o são, pois mais de 80% de pessoas religiosas, são mulheres. Basta sintonizar na TVI e ver a missa do Domingo para ter essa resposta.
Uso também as novelas para provar que as mulheres são as que mais se deixam envolver por assuntos sociais que em nada enriquecem as suas capacidades cognitivas, mas sim, que apenas destroem a imagem que têm de si e dos que as rodeiam. "O divórcio em Portugal..."


E agora? Estás "Pronta para arrasar?"

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