quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Rã - Espécie ameaçada


À uns dias vi num documentário, recente, sobre animais, e numa parte do documentário disseram que os sapos ou as rãs, não tenho a certeza, são uma das espécies ameaçadas e em vias de extinção.

São animais que existem à mais de 300 000 milhões de anos, e são um papel importante, pois mantém a população de insectos controlada.

Estudaram isso, de certeza, na escola em Ciências. Onde existe um equilíbrio de procura e oferta, entre predadores e presas que matem uma população de indivíduos num certo numero.
Quanto maior for a oferta, maior poderá ser a procura.

O que nos leva à frase célebre:
"If all the insects were to disappear from the earth, within 50 years all life on earth would end. If all human beings disappeared from the earth, within 50 years all forms of life would flourish."
By Jonas Salk

Segundo este texto: About Frogs | eHow.com dizem que o primeiro sapo/rã a existir foi à 200 milhões de anos. O que significa que são fósseis vivos, muito mais velhos que os famosos dinossauros.

Segundo este texto: "Are frogs on the brink of extinction?", refere um ponto importante na causa para a extinção desta espécie. Devido aos efeitos climatéricos, desflorestações e grande procura de novas áreas para construir residências, madeira para fabrico de casas, exploração de carvão, etc., estas espécies, entre muitas outras, vêm o seu habitat ser destruído.

É caso para dizer que todas as espécies de animais, são necessárias para criar e manter um equilíbrio no nosso planeta, quer para controlar outras espécies, quer para preservar outras espécies. Tal como as abelhas são importantíssimas para a reprodução de flores. Tudo tem um equilíbrio, e caso não tenha, a natureza trata de o encontrar.

http://sonhosembranco.blogspot.com/2010/03/minhoca-no-berco-da-vida.html

Outros links de interesse:
http://frogmatters.wordpress.com/category/zoo/
http://thescientificorchard.blogspot.com/2011/07/and-largest-frog-that-ever-lived-is.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Golden_Poison_Frog

Sem comentários:

Enviar um comentário