domingo, 2 de outubro de 2011

Prós e Contras - Esperança no Futuro - com Miguel Gonçalves

 
 

Programa completo:
Prós e Contras 20-06-2011 - Parte 1
Prós e Contras 20-06-2011 - Parte 2

Um "discurso" inspirador, de um jovem que vive com a geração à rasca. Não "na" geração à rasca, mas com a geração.

Um ponto que eu gostaria de deixar claro, é o de que, a música que marca a "Geração à Rasca", é contra vocês! Contra vocês geração que se declara à rasca. É sobre vocês! Não é a vosso favor.

Vêem dizer que tenho de tirar boas notas, mostrar bons relatórios, e não são só os meus pais que o dizem, é a namorada, os familiares, tios, primos, conhecidos. Mas estudar só para tirar boas notas, não me garante futuro nenhum. Lembro-me de ter visto em outros "Prós e Contras", que havia milhares de informáticos, e nem precisam de ser informáticos, milhares de pessoas com cursos, mas que por já serem velhas, independentemente do conhecimento que têm, não conseguem emprego.
Eu vou tirar um curso, ocupando todo o meu tempo só para os meus estudos, focando-me apenas e só nas notas. No fim, não sou ninguém! Não sou nada! E não sou porque não desenvolvi, não criei, não idealizei nada. Que é como ele fala no video. Eu preciso de criar! Preciso de me conhecer e saber no que sou bom, no que faço melhor, no que sei fazer, e aquilo que posso dar. Porque "toda agente" tira um curso, nem que seja em 5 ou 6 anos.

Mas ter prática e saber o que pode fazer com aquilo que aprende, já é diferente! Eu conheço gente na universidade que já anda à mais de 3 anos em Engenharia Informática, e não consegue idealizar ou racionalizar um software para utilização prática. Com base de dados, actualizações, etc.
Eles sabem usar as ferramentas das aulas, sabem programar, mas não consegue construir. Não têm a capacidade de ver, de compreender como é que as coisas se conjugam. Não como eu tenho, ou como eu faço.

E vejo isso, porque na minha 2ª aula de POO, estive a programar com um rapaz que compreendia o que estava a programar, mas não via o Objecto como uma função, uma acção. Para ele, era como desenhar um boneco com traços, e não ia mais além. Também podia estar distraído, mas também consigo ver quando alguém está entusiasmado. E eu tenho uma visão muito mais dinâmica e perceptiva no que toca à programação.

Este rapaz, que tem aulas comigo de POO, vai acabar o curso, mas não vai saber programar, em conjunto com grandes empresas. Não terá capacidade de trabalho. E como Miguel Gonçalves explica, é preciso mostrar trabalho! Não é sair das universidades... "Acabei a minha licenciatura, agora quero que me arranjem emprego!", "Tenho boas notas, quero ir e receber tanto!". Eu também quero emprego, e receber X, mas ninguém me vai aceitar se eu não tiver experiência, e é por isso que quem tiver um portefólio dos trabalhos que já fez, tem mais facilidade em ser chamado para ali e para acolá! Quando lancei o meu programa "QuotaGest", logo na 1ª semana, tive 2 propostas de Software, e a disponibilização de um servidor, onde poderia colocar o QuotaGest, de forma online. E até hoje, já contei 4/5 propostas de software diferente. Coisa que nunca esperei. Foi preciso uma boa publicidade, mas o trabalho também falou por si. Colegas meus disseram-me para deixar o trabalho de lado, e estudar para fazer as disciplinas... Não fiz as disciplinas, mas já tenho uma pequenina quota de mercado, onde posso lançar software, pago ou não pago,  e quiçá, montar uma empresa.
Ainda que eu saiba que um curso mais tarde pode fazer jeito, e dou-lhe valor, os trabalhos que faço por fora, também me são importantes para o futuro.

Tenho de me vender, para poder ser comprado.
Tenho de saber ser, para poder ser visto.

Porque as empresas não pagam por estar lá a trabalhar, pagam pelo meu serviço, pelo meu trabalho, pelas horas que estou a dar às empresas. Porque se não estivesse a trabalhar para esta empresa, estaria a trabalhar na outra do lado, a fazer coisas melhores, que poderiam levar a empresa Y para a frente, e não à X. Como aconteceu com a Google e o Facebook. Onde a Google passou a pagar mais, ou a dar mais regalias, só para que os seus programadores e inovadores, permanecessem na empresa, e não na inimiga.

Da mesma forma que não percebo porque é que existem toneladas de Designers em portugal, se as Pequenas e Médias Empresas, não percebem um chavo do que podem adquirir de um licenciado com capacidades para fazer logotipos, websites, panfletos, videos, etc.
As pessoas não sabem! Não estão preparadas!

É preciso crescer. É preciso inovar e querer fazer melhor.
A empresa que criou o software, chamou a Hypervisual, e decidiram criar um novo design e numa nova paleta de cores. Deram um novo ar, mais limpo, mais simples, mais arrumado e mais actual, à aplicação que antes era morta e sem vida, mal organizada visualmente, e sem expressão.

Criem trabalho! Desenvolvam, pesquisem, procurem, criem relatórios, desenvolvam estudos, criem teses, que não são mais do que pesquisa sobre um determinado tema, aprofundado e com textos a comprovar a veracidade do documento, ou perguntas, ou dúvidas.

Blogs, são a melhor maneira de fazer publicidade, sites conhecidos, ou com grande número de visitantes. Mas não basta fazer publicidade, porque se o produto não for de qualidade, ninguém quer comprar nem usar. Mesmo que seja de borla.

É tudo muito lindo ter 20 a todas as disciplinas da universidade, mas não saber trabalhar numa empresa. Onde exigem um tipo de trabalho diferente do que foi desenvolvido na universidade ou nas escolas. Não falo mal de todos, e de que ter 20 é mau, pelo contrário, só digo que no geral, todos se preocupam em acabar o curso, quer com boas ou más notas, e acharem-se capazes para o mercado de trabalho de hoje, onde a única coisa que precisam é de mostrar o CV, e dizer os cursos que tem, mas não mostrar projectos.
Foi com projectos dos seus trabalhadores que a Google criou o Google Maps, Google Gmail, Google Blogspot, entre outros. Os empresários querem ideias que possam vender.

A geração à rasca foi a do tempo do Salazar, não é a nossa, onde podemos marchar para a frente.
Mas não vão por mim, porque afinal... eu nem acabei o curso, e ainda não sou gente, apesar de ter um dos softwares mais requisitados que é o QuotaGest.

Vejam o video, e ficarão com uma ideia do que vocês poderão fazer para se comercializarem.

Sem comentários:

Enviar um comentário