domingo, 17 de fevereiro de 2013

A tua mente num frasco...


Nós que somos incapazes de ter limites, podemos desejá-los até mesmo suplicar que aconteçam, para que os políticos ganhem finalmente asas?
Escolher e já não submeter-se.
Ser finalmente livres. 
Há que recordar que a sociedade também é uma obra nossa e que temos de começar pelo indispensável revolução do espírito, das mentalidades.
Cada um de nós deve encarnar, acompanhar e até mesmo exigir a mudança que quer ver nascer, contribuir com uma música íntima para fazer dançar o mundo. 
O síndrome Titanic
"Mudar" o mundo, é algo que "todos" gostavam de poder fazer. Mudar para melhor, obviamente, implementar sucesso, vacinas e paz pelo mundo, acabar com "todas as doenças" e a "fome". É bonito dizer-se. Porém, é necessário perceber que a estrutura que governa e faz o mundo mover-se, é inalterável e não pode, de maneira alguma, ser alterada, melhorada, para bem, para o bom senso, para o respeito, para a amizade e cooperação. Não somos animais "calmos", somos animais territoriais. Não somos animais pacíficos, somos interesseiras e invejosos. As nossas hormonas guerreiam com as do vizinho do lado numa batalha que já dura à mais de 300 000 mil anos.
Será por tanto, impossível, instintivamente, travar algo que nos é natural.
Existe outra parte, que engloba a psicologia do individuo. A maneira como comunica, como vive, como ouve e compreende. Aquilo que é capaz de discernir de "importante", "urgente" dos bens de "primeira necessidade". Os bens de primeira necessidade, têm-se vindo a alterar, para pior. É verdade que uma pequena parte da população ainda possui um cérebro e coloca-o a funcionar sempre que pode, para não apanhar pó, mas os restantes 99%, esperam que lhes seja dito o que pretendem, o que devem comprar, de quem devem gostar, o que devem fazer, com quem podem dialogar, o que devem odiar, que tabus ter, que grau de sabedoria académica é preciosa para o seu futuro. Já que toda a sua vida se resuma especial e unicamente à entrada da universidade, às notas e à sua média, poder-se-á dizer que a sua vida é patética e insignificante. E posso afirmá-lo, pois 80% dos alunos, são cerebralmente afectados única e exclusivamente para se dedicaram ou não aos estudos, mas não a mais do que isso. E como um amigo meu me disse recentemente: "Eles poderão de lá sair com notas altas, com mestrados, licenciaturas, diplomas disto e daquilo, mas muitos desses, irão saber muito menos do que tu ou eu.". Não foi pelo facto de ter tirado melhores notas, foi e é pelo facto de não fazer dele, o barro imoldável, imutável, criado pela sociedade, uma ferramenta. Uma auto-ferramenta. Não fazer de si algo. E ele tem razão no que diz, e já eu dizia o mesmo. Não digo que não haja gente boa, porque há, mas se as à, o que fazem de si? Que projectos têm? O que podem vender quando saírem de um curso? Ao fim de 3 ou 4 meses esquecem "toda" a matéria que assimilaram. É um facto, a não ser obviamente que goste muito daquilo que faça e que tenha aprendido. Mas até o meu professor de programação era e é um dos melhores programadores, que sabe programar em várias linguagens diferentes, e por vezes, na altura em que me dava aulas, esquecia-se de como fazer certas coisas. Tinha de ir para casa e estudar, ou pesquisar na internet. Dizia-nos ainda, nos testes, que podíamos usar apoio, usar o caderno, mas não o telemóvel. Óbvio.
Escolher e já não submeter-se. -- O síndrome Titanic
Porque ninguém, mesmo ninguém, hoje em dia tem o poder de escolher e de decidir por si. Ninguém é capaz de usar os seus próprios sentimentos, criados de raiz e envoltos em memórias. Ao contrário disso, usam o que lhes foi incutido. Emoções e opiniões manipuladas. Ideias implantadas, cerebralmente agrafadas como o Abecedário. É o que se denomina de "Mensagem Subliminar".
Da Vinci tornou-se conhecido por contar mensagens escondidas nos seus quadros, no publico em geral, quando o livro "O Código Da Vinci" saiu em formato de livro e mais tarde como filme.
Stanley Kubrick é um dos, se não mesmo o primeiro, realizador a transformar todos os frames do seus filme com algum tipo de mensagem escondida. O filme mais conhecido será o The Shining, escrito pelo famoso escritor de contos de terror, Stephen King.
No filme-documentário "Room 237", afirmam que Stanley Kubrick estudou e leu, para além de ter contactado várias agências de publicidade que usavam mensagens subliminares nos seus anúncios. Estudo de fio a pavio toda a história do subliminar, para poder incorporar nos seus filmes, tudo o que pudesse sem que ninguém se apercebe-se à primeira. Pelo que dizem, ainda no mesmo filme, foi necessário quase 7 ou mais de 7 anos para que as pessoas pudessem ver o filme com outros olhos, unindo os pontos. Eyes Wide Shut é um desses casos, que usa uma história "normal" e que no entanto, cada imagem, cada frame contém informações que se descontextualizam da história em si. Objectos, palavras, quadros de parede, carpetes, padrões, música, fotografias, sombras, figurantes, cores, formas...

"Nós que somos incapazes de ter limites, podemos desejá-los até mesmo suplicar que aconteçam[...]" -- O síndrome Titanic

O filme Branded, como já falei aqui, aborda precisamente este tema. Todos os nossos desejos são fabricados e manipulados pelas empresas de publicidade, que tentam vender, que nos manipulam a opinião para comprarmos. Para terem uma pequena ideia, coisa de uma semana, entrei numa loja de sapatos para mulher, com o cantito de 2 metros quadrados para homem. Nada de anormal e a que eu já não tivesse habituado. Mas qual não foi o meu espanto, quando comecei a ver o mesmo tipo de sapato em todo o lado.
Eram TODOS iguais, e só se distinguiam pela cor, pelos efeitos e brilhantes, pelos adornos e tipo de salto. Olhei à volta e 90% da loja estava repleta dos mesmos tipos de sapatos. Pensei logo: "Querem criar um nova moda". E foi o que aconteceu. É de facto moda. Já o são. Outra coisa muito interessante, é que eram todos feios! Pelo menos para mim. Eram sapatos de salto alto, grosso, alguns com uma inclinação enjoativa! Comentei tal facto com o meu irmão, que me disse ter lido algures que ter o pé apoiado durante tanto tempo sobre os dedos, causa problemas de coluna, problema a nível dos ossos do pé, e deforma a própria planta. É um "hábito" que as mulheres querem ver implementado nelas próprias, só para poderem mostrar o riquismo e a segurança que sentem. Querem ter aquele caminhar distinto sobre saltos altos finos e "poderosos". Querem mostrar força. E no entanto, acabam por deixar de ser mulheres para serem modelos pré-fabricadas pelas industrias de moda.

O riquismo e a superioridade...
Eu quero, posso e Compro!
Pronta para arrasar?
O divórcio em Portugal...


Não somos nós que exigimos algo novo, são as marcas que nos vendem a vontade de comprar!
Não somos nós que decidimos, são as marcas que decidem por nós!
Não somos nós que compramos, são as marcas que nos controlam o desejo de ter. Porque... sejamos realistas, os produtos Apple são MUITO bons, lindos, bonitos, eye-candy/ atraentes e caros. Significam riqueza, poder, status social. Mas não servem absolutamente para nada. Quem compra, tem mesmo só para mostrar, só para dizer que tem um, que tem dinheiro. É um objecto mais por ... do que por necessidade.

Vamos pegar no reclame da Coca-Cola Zero, que eu julgo que toda a gente já conhece. Youtube (Esp.)
Não sei se já alguma vez leram na internet ou nalguma revista, que o vosso dedo do meio é o maior de todos os 5 na vossa mão. Ou outro tipo de factos interessantes que vos coloca a olhar para o corpo todo no momento em que o lêem!? O que este anúncio faz, é precisamente a mesma coisa. Utiliza a vossa curiosidade, falta de atenção, falta de informação, para além dos tão famosos neurónios-espelho, para vos incutir o acto de beber. Um bom exemplo é o Bocejar  Contagia-se com uma facilidade assustadora, tal como a tosse.
Utiliza a manipulação psicológica sem que a própria pessoa saiba que o acto de beber foi provocado e implementado nela, sem ser necessário tocar na pessoa ou lhe dizer o que quer que seja. O cérebro vê, assimila e faz. E não há nada de mal com isso. Todos temos esse mecanismo de espelhos, e a razão é simples: "Permitiu-nos, desde o inicio da nossa evolução, aprender mais rápido e melhor." É por essa razão que os truques de magia e de ilusionismo funcionam, porque se aproveitam das falhas do cérebro. Há os que olham, e os que vêem. Daí as mensagens subliminiares terem um grande impacto na população em geral, porque estão apenas preparadas para olhar e ouvir. Nunca vendo e interiorizando.
O famoso ilusionista Derren Brown, fez um espectáculo especialmente dedicado sobre o assunto. "Derren Brown - Something Wicked This Way Comes" - Youtube
Continuando, a pessoa é levada a fazer acções que lhe parece perfeitamente normal e construídas por si própria, costuma-se dizer que todas as decisões são nossas. Que todos temos opiniões, que somos diferentes. No entanto, tem-se vindo a dizer que as pessoas pensam que existe Democracia em Portugal ou Liberdade, coisa que não é de todo verdade. Não existe Democracia nem Liberdade em Portugal apesar de as pessoas terem essa ideia pré-concebida, pré-implantada e implementada. Julgam ter poder na sociedade, porque lhes foi incutido como sendo um dado adquirido. Algo é assim, porque já o é à muito tempo.


As pessoas são assim controladas pela publicidade, pelas marcas, pelas imagens, cores e palavras, que lhes parecem inocentes e contextualizadas. É uma informação "tácita" que percorre o cérebro sem elas próprias saberem. Tal como o bocejo ou a tosse. E o grande problema desta manipulação psicológica do individuo  é que acontece e está presente em todo o lado!
Este tipo de manipulação dá-se a vários níveis.
Psicológica: Amor, respeito, opinião própria sobre determinado assunto, capacidade de auto-reflexão, auto-estima, auto-imagem social (ver-se ao espelho), sentimentos, emoções, desejos, objectivos, necessidades, prazer, compreensão e visão do mundo que o rodeia, formas de socializar.
Física: Aparência, auto-obrigações, auto-penitências, dietas, obrigações sociais, capacidade de discernir beleza, exigência por perfume, tipo de cabelo, cor, exigência física na escolha do parceiro.
O acasalamento entre dois homo-sapiens deixou de ser algo natural, para passar a ser um "algo" comercial, que se possa vender e manipular, re-escrever e embelezar.

As mulheres gostam de preliminares  do charme que os seus homens lhes possam proporcionar antes do sexo, porque estão preparadas instintivamente para serem seduzidas pelo macho. Acontece com todos os animais, e os humanos não são excepção, por tanto, a razão de as mulheres gostarem de preliminares  é pura e simplesmente porque estão desenhadas e programadas para serem compradas com tempo, com danças, com cheiros, com cores e cantigas, como sempre foram ao longo de milhões de milhares de anos. Desde as Andorinhas às Suricatas.

Mudar o mundo, tal como o conhecemos, e desde que o conhecemos, que é algo impossível  Alterem a forma como as pessoas processam a informação, alterem as escolas e o sistema de ensino, e o que irão ver se não mudarem o resto, com ou sem leis, serão guerras anárquicas. Serão lutas porque uns acham que algo está mal, ou porque outras acham que estão a ser manipuladas. É, desta maneira, impossível melhorar o que nos manipula e ainda gere dinheiro com isso. E! Terão de consciencializar de que nem todo o progresso traz algo de positivo. "Surviving Progress". A nossa geração está a ser moldada em todos os sentidos, desde os filmes às músicas, passando pela maneira como as pessoas interagem neles, nas séries, no que dizem e no fazem. Tudo se torna num meio, num objectivo para nos ser comercializado, exigido.

Não me referindo necessariamente a tabus, as revistas (neste caso, refiro-me à Cosmopolitan porque foi a que tive acesso mais recentemente) falam muitas vezes em usar abordagens sexuais para manter um homem interessado ou, simplesmente, para perder as calorias extra para caber num tamanho "XS" e, agora, parafraseando: "Na manhã de domingo faz sexo duas vezes e "obriga" o teu namorado a prolongar as sessões, pelo menos, 30 minutos para perderes 350 calorias".
Assusta-me viver num mundo em que o sexo não é visto como algo natural, algo que vale por si e é complementar ao amor, não, parece que é uma simples moeda de troca, um meio para atingir um fim. Uma espécie de sacrifício para um bem maior. Brrr.
Beatriz em Vamos falar de sexo (?)

O livro 1984 de Eric Arthur Blair ou George Orwell, apresenta já na altura, algo que só podia ser imaginado. "Big Brother" foi um conceito criado pelo próprio, e todos nós hoje sabemos o que significa. De uma forma muito sucinta, significa que todos os nossos passos e acções estão a ser observados 24h/dia 7 dias/ semana.
"It's really hard to design products by focus groups. A lot of times, people don't know what they want until you show it to them." — Steve Jobs, 1998

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