sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Um sonho persegue-nos, nasce connosco...

[Soldiers going to battle - Pinterest]

Two Steps From Hell - Moving Mountains
When you see the huge enemy armada coming out of the fog...

A cavalaria despedaçava a erva e o orvalho com a luz da lua a seus pés. A marcha conquistava a orla da floresta onde tinham montado acampamento para flanquear em surpresa a primeira vaga que desembarcaria naquela fatídica manhã de remos e água gelada a escorrer-lhes nos corpos.
Na cabeça do plutão surgiu Afonso Henriques, um promissor cavaleiro e futuro rei de "Portu Gal". O número de elementos da sua unidade de ataque, era inferior às ajudas dadas pelos espanhóis, naquela zona longínqua do reino de Leão e Castela, invadida por muçulmanos.
Ao longe, já a cobrir a praia como formigas famintas, desembarcavam os invasores, conquistando passada a passada, espalhando o seu odor e a sua lingua pelo ar. Contava-se uma inferioridade de cinco para um, contra a coligação de Portugueses e Espanhóis. Estes últimos quase desistiram de um ataque, optando pela diplomacia, mas Afonso não estava preparado para dar de mão beijada as terras de seu pai a meio bando de homens grosseiros que vinham da outra ponta do oceano. Se queriam um pedaço da Peninsula Ibérica, teriam de passar por cima do seu cadáver.
-- Henrique, não temos soldados suficientes! Sê razoável! -- aconselhou-o seu grande amigo de infância.
-- Prefiro morrer pelo que acredito! Morrer por um sonho! A fugir como um cão cobarde de rabo entre as pernas.
-- Ao menos espera por eles! -- pediu.
-- Não te preocupes meu belo amigo, nós chegamos para todos eles! Vê! Vê como eles se arrastam de cansaço por esta terra bonita! O que dirão os teus filhos e os filhos dos teus filhos? Esta terra é nossa, foi-nos dada por Deus, por meu pai. Acredita em mim, hoje, nós vamos fazer história! -- desembainhou a espada grande e pesada com um só gesto e apontou para a horda de homens já vencidos pelo cansaço. -- Pelo futuro dos nossos filhos! -- brindou de espada no alto, incentivando o guerreiro no peito de todos os homens que o seguiram durante dias até àquele ponto.
A cavalaria e infantaria de Afonso Henriques, rasgou o ar num arrepiar de rugidos guerreiros que se fizeram ouvir poucos minutos depois nos ouvidos dos muçulmanos ainda habituados ao som da rebentação das ondas e do remos baterem na água.
-- "Vejo neste país um futuro invejável! Só temos de ir lá e conquistá-lo!" -- pensou o primeiro herói de Portugal.


Um sonho persegue-nos, nasce connosco, bem no fundo da nossa mente. Existe por trás de cada ideia, cada palavra, cada sentimento e surge num único lugar: na saudade de cada português.

2 comentários:

  1. O mal de todos os portugueses é precisamente saber-se que se pode ter um "futuro invejável" e não lutar por ele... Umas vezes por preguiça, outras por acharem que nem vale a pena. Penso que é por isso que o país está mal... :x

    Beijinhos, Brenda C.
    http://suspirosdocoracao.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não só pela malandrice, mas pelo imperialismo, pelo dinheiro, pela vontade de se tornarem Reis de algo.

      "A casa de cada Inglês, é o seu Castelo."
      Mas nós portugueses somos invejosos, e até da galinha da vizinha a temos.
      Sim, podíamos fazer muito mais neste país, mas as pessoas têm um problema: Não se dedicam ao trabalho que fazem.
      Eu limpo sanitas, e às vezes admito que me amalandro um bocadinho na exigência, mas faço-o de qualquer maneira. Já o trabalho do turno da tarde, não posso dizer que se esforcem em fazer alguma coisa, pois por eles, se lhes fosse dada a possibilidade, não fariam nada, muito menos um esforço, para deixar as coisas sempre limpas e apresentáveis.
      Não é o meu trabalho de sonho, mas é melhor do que... por exemplo, trabalhar em alto mar, com temperaturas extremas e água gélida a escorrer-me pela cabeça a baixo.

      O que falta aos portugueses, é valorizar o que fazem, valorizar o trabalho dos outros e entregarem-se ao trabalho com a ideia:
      Se vou fazer, ao menos que o faça bem.

      Eliminar