quarta-feira, 1 de abril de 2015

O que lhe dizias em cinco minutos? A morte...



Entrei no comboio, já atrasado e meio a correr, com os calores na cara e entrei na primeira carruagem da frente. Estava apinhado de gente! Aveiro tem destas coisas. Olhei para um lado e para o outro e percorri o corredor à minha esquerda, na esperança de encontrar uma lugar vazio e uma rapariga sozinha. Obviamente. Vi-a e aproveitei a oportunidade.

Chorava ao telemóvel sobre qualquer coisa. Cheguei a pensar que tinha acabado com o namorado, até que percebi metade da conversa e ouvi a palavra "morreu". Tinha morrido a mãe de uma amiga dela que vivia em Coimbra. Naquele exacto momento lembrei-me do livro "A Criança Perante a Morte dos Pais".
Senti-me impelido em lhe dizer alguma coisa, em pôr em prática o que tinha aprendido em papel e num encontro de psicologia sobre a natureza da morte. Não consegui falar. Afinal, ela não me conhecia de lado nenhum. Mesmo assim, achei que deveria dizer alguma coisa, mas não consegui falar, nem encontrar as palavras certas.
Nos 30 minutos que se seguiram, em que a olhava já mais descansada e sem o rosto vermelho da pena e da perda, tentava encontrar as palavras, o tom e os gestos que a pudessem acalmar e a ajudar neste situação tão difícil.


Foi então que a 5 minutos da minha paragem, que o meu cérebro começou a engendrar o que lhe dizer! Mas a coragem nunca chegou e acabei por descer do comboio a pensar que tinha perdido uma oportunidade única de ajudar alguém.
Pelo meio ainda trocámos olhares, ao deixar cair um caneta e ela me a apanhar com um ligeiro sorriso. Ficou vidrada por momentos a olhar para mim, que iria jurar ter-se passado quase 10 a olharmo-nos. Ao fim do dia, junto da amiga, acredito que tenha sido motivo de conversa. Afinal, não lhe disse nada, mas julgo ter servido como descompressão em algum momento durante o seu sofrimento.

A morte não é fácil. Sei que dói e que vai ser difícil. A tua amiga vai precisar de ti, de te abraçar, de te ver chorar e de te ouvir. Mas é importante que lhe dês tempo e espaço para digerir todo este processo de luto. Dá-lhe espaço para poder chorar sozinha, mas mantém-te perto o suficiente para ela te ver e saber que estás lá, por ela, que pode contar contigo e que não te esqueceste de que sofre. E dá-lhe tempo para chorar e gritar, ao seu ritmo, sem prazos. Vai precisar de expor a raiva e a injustiça. Caso não possas estar com ela todos os dias, pede a alguém que fique, que olhe pela sua segurança.
Antes de precisar de psicólogos e de comprimidos para a depressão, ela vai precisar acima de tudo, de tempo, de espaço, de atenção e reconforto. Estão ambas magoadas, mas também não te podes esquecer de ti.
Lembra-te: é importante que chores quando tiveres vontade de chorar. Que grites, quando sentires vontade de gritar. É importante lidares com tudo isto. Não atires para trás das costas, não tentes esquecer ou passar um pano quente por cima. Mais tarde ou mais cedo, rebentas e podes não conseguir recuperar. Fala, desabafa. Não falar sobre o assunto, só vai tornar tudo muito mais difícil de engolir. Não tenhas medo nem vergonha de chorar.

E tu, o que lhe dirias se tivesses apenas 5 minutos?

--------------------
[editado: 30/10/2015] Saving a people's Life - Preventing suicide

2 comentários:

  1. Estava a tentar arranjar palavras que lhe poderia dizer mas acho que já disseste tudo. Sabes, quem me dera que alguém me tivesse dito estas palavras quando a minha avó morreu. Apesar de não ter mostrado, porque achei que não o devia fazer, dentro de mim algo se partiu. Faltaram-me palavras amigas nessa altura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei, do fundo do coração -- e eu que quero saber tudo sobre tudo e ter respostas para tudo -- que não sei como vou reagir à morte dos meus pais e principalmente, acima de tudo, do meu irmão, gémeo e companheiro de uma vida que fez 25 anos à muito pouco tempo.

      Presenciei a morte ainda antes de acabar a primária. E voltei a enfrenta-la pouco tempo depois de ter entrado no ciclo. Foram as duas pessoas (tias minhas e "mães" do meu pai), mais importantes na minha vida. Desde a educação, as lições de vida, os jogos, a felicidade e a cultura geral.
      À uns 4 anos, morreu novamente alguém que me era "proximo", também irmão dessas duas senhoras. Não chorei em nenhum dos casos. Não chorei porque não sentia a angustia da perda, apenas saudades. Nunca chorei a morte de nenhum familiar, mas como te disse mais acima: Não sei como irei lidar com a morte dos meus pais ou do meu irmão.

      Tenho pena de não ter dito nada à rapariga, mas eu sou um rapaz com muita vergonha, que não arrisca quase nada.
      Já não te posso dizer nada, mas se tivesse contigo, dava-te um abraço!

      *Abraço apertado*

      Eliminar