sábado, 1 de junho de 2013

E o teu cabelo?

[Oops by `BenHeine]

Existe uma crença popular. Uma ideia pré-concebida, perpetuada pelo tempo, que se tem tornado num dado adquirido, numa informação plausível e "incontestável".
Querem-te fazer acreditar, que se cortares as pontas "espigadas", que o teu cabelo cresce mais depressa. E tu, como rapariga que és, muito provavelmente acreditas nisso. O mesmo acontece com a barba dos homens, principalmente quando são novos. Fazem-nos acreditar que se a fizermos com regularidade, ela vai crescer em maior quantidade.

Essas pessoas, não podiam ter sido mais enganadas e estar mais enganadas. O cabelo e a barba, não cresce nas pontas. Rapar o cabelo, tal como se faz à barba, não faz com que o couro cabeludo por obra do "espírito santo", comece a fazer crescer cabelo de forma mais rápida que o normal.
O cabelo espigado, é algo natural e não devia ser uma coisa "horrorosa". Eu tenho as pontas "desfeitas" e não é por isso que deixo de gostar do meu cabelo ou de passar a vida na cabeleireira. Até porque não há dinheiro e eu não sou gajo para me arranjar até esse ponto.
Cheguei a ver na televisão, se não estou em erro, na sic, de que o couro cabeludo, com aqueles cabelos que ficam no ar e pouco colados à nuca, que são sinónimo e sinal de saúde.

O cabelo, não cresce nas pontas. O cabelo cresce por dentro do couro cabeludo, dentro da derme, tal como os pêlos dos braços. E não, arrancar cabelos brancos, não faz com que apareçam mais. Arrancar cabelos brancos dos braços, não provoca cancro. Um cabelo encaracolado, no qual seja aplicado uma permanente, por muitos químicos e produtos que se use, nunca, mas mesmo nunca, ficará liso. A forma como o cabelo cresce, é imutável. Trata-se de um gene hereditário, e esse mecanismo nunca poderá ser alterado. É como querer mudar a cor dos olhos, de castanho para verdes. É impossível, a não ser com tatuagens ou lentes de contacto, ou, talvez aí sim, produtos químicos, que o mais provável é deixar a pessoa cega. A única maneira de contornar o cabelo encaracolado ou o cabelo liso, é fazer "permanentes". Alisar ou encaracolar. Coisa que ao fim de alguns dias, talvez semanas ou mesmo 1 mês, acaba sempre por voltar tudo ao mesmo, obrigado a pessoa a ir de novo ao cabeleireiro ou a repetir o processo em casa.
Lavar o cabelo todos os dias, também faz mal, e segundo parece, os cabelos encaracolados, como cheguei a ler na internet, demoram mais tempo a ficar oleosos. Este facto foi claramente desmentido com o esclarecimento de uma cabeleireira profissional.
Pelo que vi na televisão, existe agora um champô anti-calcário. O que eu achei interessante, porque nunca me tinha lembrado no calcário e nos produtos químicos que a água traz.

[...] pesquisando mais tarde percebi que estrangeiros que vivem ou passam grande tempo na Europa sentem rapidamente o efeito da água na pele e nos cabelos! Ainda luto com esse problema mesmo depois de muito tempo já a viver em Lisboa. Parece realmente que a flor brasileira começa a murchar! Por exemplo se você vai a Paris, onde a água é muito mais dura e alcalina que é ótima para beber mas um verdadeiro veneno para a pele e os cabelos, ou Lisboa que a água tem muito mais calcário que no Brasil por exemplo. Depois de um tempo sua pele começa a escamar, enche de alergias e seu cabelo perde volume e brilho [...].
Em Cabelos, Água, Europa, Garnier Anti Calcário- Testado

Coisa que não percebo nas raparigas, é porque razão é que as que têm cabelo encaracolado/ondulado, têm sempre a mania de o esticar, de o pintar, de estragar uma coisa que é naturalmente bonita. Prefiro cabelos encaracolados a cabelos lisos. Não só porque têm força e volume, mas porque também dá vida à cara.  Dá-lhe uma expressão mais natural, com mais energia. Pronto, admito que há raparigas a quem o cabelo liso lhes fica bem. Ou até mesmo rapado. Mas prefiro e adoro muito mais ver um cabelo encaracolado, que cabelo liso, "morto" e sem "vida".
Uma amiga minha, de cabelo liso, não apoia a minha opinião sobre os cabelos lisos, mas partilhou comigo que uma pessoa com cabelo loiro, fica a parecer sempre mais nova do que na realidade é. A cor tira-lhe o peso, tanto do corpo como da cara. Torna-se por isso, mais leve a quem a vê. O ar pesado do cabelo  predominantemente castanho-escuro, realmente "tem perdido" a força na sociedade. Os homens preferem as loiras e ruivas e elas deliram por loiros de olhos azuis. Mal elas sabem que estão a adorar uma ideia com mais de 60 anos. Homens de raça Ariana.
Sim, de facto um cabelo loiro sobressai mais numa multidão, ainda mais se for encaracolado. No entanto, não dispenso cabelo castanho-escuro ou ruivo.

[Família e Infância - Pedro Miguel Mota]
Não sei se o meu gosto por cabelos ondulados é algo que adquiri, se é parte do meu código genético. Acredito que seja genérico, ou talvez... por estar habituado a ver cabelos desse tipo à minha volta, incluindo o meu.
Através da árvore genealógica que e eu e o meu irmão temos feito, temos vindo a descobrir que o nosso cabelo encaracolado descende de ambos os avós maternos e paternos. E que o gosto para a escrita, pelo menos por enquanto, já vem de um antepassado por via paterna.
O cabelo tem consciência. É uma extensão física do processamento que acontece dentro do cérebro. E a maneira como o penteamos, permite-nos ter mais ou menos impacto e controlo nas nossas vidas.

Também nos apercebemos de que, quando alguém estica um cabelo ondulado, ou faz caracóis ou cria outro estilo de penteado, estará a mudar de "identidade" ou a moldar-se a uma determinada forma de ser/agir. Não implica que mude completamente ou radicalmente a sua forma "original" de estar na vida, mas que algumas atitudes mais tímidas podem-se tornar num acto de criticismo, ou um acto de rebeldia, tornar-se num acto de paciência tanto interior como exterior. 
Em Os tipos de cabelo e a "personalidade" das pessoas.


Para que serve o cabelo hoje em dia? É só para proteger?
Tornámos um dos meios principais para nos proteger do calor, o cabelo, o pêlo se pensarmos como mamíferos que somos, para manter fresco os nossos cérebros, em... moda.
Preocupamo-nos com o aspecto do nosso cabelo, ou com o cabelo dos outros. Os penteados tornam-se moda, tal como aconteceu com aquela mania dos Emos, de andar com uma franja sobre um olho.
Se alguém não tem o cabelo minimamente bem tratado e arranjado, e não falo de rastas, pensamos logo que a pessoa não se cuida, não toma muitas vezes banho, que se não souber cuidar do seu cabelo, não sabe cuidar do seu corpo e de si. De uma perspectiva, isso é inteiramente verdade! 
Em O cabelo consciente...
Outra coisa muito interessante que acontece na mudança da estação do ano, mais propriamente no Verão e Inverno, é uma vontade súbita de cortar o cabelo, de mudar o penteado e até o estilo de roupa. A razão? Da mesma maneira que as árvores mudam de folhas, nós, por uma questão sexual e reprodutora, temos necessidade em nos re-enfeitarmos-nos, para atrair o sexo oposto. Tudo o que é "novidade", chama a atenção. Crê-se que é por estas razões (reprodutoras), que as mulheres desenvolveram vários tons de cor de cabelo, para atraírem os machos. Necessitavam de chamar à atenção, e todos sabemos que o que é "diferente", chama à atenção. Daí haver loiro, ruivo, castanho-escuro, preto, loiro-albino, loiro-escuro. Através de uma abordagem mais genealógica, a razão para haver cabelos loiros e ruivos, é o facto de terem existido os Neanderthals. E é através dessa espécie, acredita-se, que descendem todos os cabelos loiros, ruivos, encaracolados e ondulados. Não é por virem de África, porque segundo [editado] o documentário "A Origem da Humanidade - Homo Sapiens (parte 2)", o cabelo encaracolado encontrado em pessoas de raça negra, são apenas uma adaptação ao meio. Como nós descendemos dos símios (macacos), o cabelo é naturalmente liso/ondulado. [editado].
Um estudo recente, explica que os próprios Neanderthals vieram no norte da Rússia e Europa, das terras mais frias. Se o cabelo muito encaracolado, de facto protege a cabeça do sol, porque é muito concentrado, mas não é mais do que gene hereditário, um gene de tipo de cabelo, e não uma evolução "natural" ou primária, e sim uma adaptação. prova disso é os macacos não terem cabelos encaracolados, ou de os pentelhos curvarem-se. Não apanham temperaturas superiores a 40º, por tanto, qual é a razão? Para acomodar? Serve para arrefecer. É verdade. Mas também é verdade que se vai perdendo o seu tamanho e quantidade com o tempo, tal como tem vindo a acontecer ás mulheres e aos homens. As mulheres não têm tantos pelos por causa da baixa testosterona. Onde se pode ver essa diminuição, é no peito e pernas dos homens. Uma prova de que estamos a evoluir.

E o teu cabelo? Também cresce mais rápido depois de lhe cortares as pontas?
Sabias que as unhas, tanto dos pés como das mãos, crescem mais rápido no verão?

--------------------
A minha tulipa...
O cabelo consciente...
Um ombro despido...
Os tipos de cabelo e a "personalidade" das pessoas.
Reciclagem de cabelo humano?

Sem comentários:

Enviar um comentário