segunda-feira, 11 de junho de 2012

O momento da reza...


À uns dias no comboio, aconteceu-me algo estranho. Tão estranho para mim como para a rapariga sentada ao meu lado.
Uma senhora, já de idade e senil, sem a cabeça a funcionar muito bem, do outro banco olhou para mim e muito admirada puxou do seu livrinho rápido de rezas e pôs-se a rezar virada para mim. Virou-se ligeira e literalmente para mim.
Por vezes lá me olhava, até que teve de ir à casa de banho. O comboio fez uma paragem e duas senhoras ocuparam o seu lugar. Não era tarde nem era cedo! Ia-se sentar mesmo em frente a Jesus Cristo!
Voltou a puxar do seu livrito e continuou a rezar.

A pobre da senhora pensou que eu era mesmo uma aparição, ou jesus cristo renascido. Coitada! Mal ela sabia que eu nem sequer acreditava em deus, e não só não acreditava em deus, como não olhava para as religiões com bons olhos. Mas... para ela, eu era uma estátua viva, uma representação física do seu salvador que nunca salvou ninguém para dizer a verdade.

Achei cómico, engraçado, um pouco assustador até... fui eu e a rapariga do lado! Até na feira, as velhotas põem-se todas as olhar para mim. Vontade de passar por elas e de braços abertos dizer: 
-- Eu sou jesus cristo! Desci à terra para saber quem se anda a portar mal! Este ano não vão receber presentes...
Ok ok... Só a primeira parte. Mas não deixa de ser uma experiência um pouco deslocada daquelas que esperava ter durante a minha vida.

Não posso deixar de sentir, que continuo a ser o alvo de atenções. Vá para onde for. Seja pelo cabelo, seja pelas semelhanças em quem eu não acredito. Talvez um dia me deixem de ver como jesus e ou simples rapaz, e mais como o Paulo Mota. Um rapaz diferente.


Não contem a ninguém... mas eu sou Jesus Cristo, preso no corpo de um herege!

Sem comentários:

Enviar um comentário